Marinho apresenta projeto que dificulta nomeação de Dilma no Brics

A proposta pretende que os indicados preencham alguns pré-requisitos, entre eles “reputação ilibada e notória capacidade em assuntos econômico-financeiros, com mais de dez anos de experiência”

por: NOVO Notícias

Publicado 27 de fevereiro de 2023 às 13:47

Rogério Marinho

Senador Rogério Marinho – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O senador Rogério Marinho (PL) apresentou um Projeto de Lei para assegurar que as nomeações e indicações de brasileiros para cargos de presidente e de diretor em instituições financeiras ou de desenvolvimento internacionais passem por aprovação do Senado Federal. Se aprovada, a norma deve dificultar a nomeação da ex-presidente Dilma Rousseff para comandar o Banco do Brics.

De acordo com o parlamentar, “é preciso que o Senado analise o espectro amplo das aptidões para o cargo, sobretudo por ser também a Casa responsável por autorizar operações externas de natureza financeira”.

Marinho destaca que a proposta é para garantir que o indicado possua “reputação ilibada e notória capacidade em assuntos econômico-financeiros, com mais de dez anos de experiência”.

Em uma publicação nas redes sociais, o ex-ministro cita o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco dos BRICS, como exemplo. Ele explica que a instituição tem U$ 32 bilhões em projetos aprovados nos países associados (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), e demonstrou preocupação com o interesse do Governo Federal em financiar obras em países inadimplentes com recursos do BNDES, que ele justifica ser em função do viés ideológico.

Tags