Duzentos jovens estão prestes a concluir a capacitação profissional no curso de Costureiro Industrial do Vestuário que o SENAI-RN começou em abril, com duas turmas na empresa Guararapes, por intermédio do programa Emprega Mais. Esses alunos são qualificados pelo Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta, do SENAI-RN, em uma formação profissional com ampla possibilidade de empregabilidade. Uma nova turma iniciou em junho para capacitação na área de Logística e um curso de Controle de Qualidade vai iniciar em julho, as duas turmas também na Guararapes, com 100 alunos.
Lançado em fevereiro, o Emprega Mais é uma iniciativa do SENAI e do Ministério da Economia para promover qualificação e inserção profissional. O programa oferece vouchers gratuitos para preparar os trabalhadores – empregados e desempregados -, buscando alinhar as necessidades das empresas com oportunidades de qualificação e intermediação de mão de obra. A expectativa é que ao final do curso os novos profissionais sejam contratados.
Para o diretor regional do SENAI-RN, Emerson da Cunha Batista, esta é uma oportunidade única para os profissionais e também para a indústria. “Temos aqui pessoas que podem futuramente estar trabalhando nesta empresa inclusive em cargo de gerência. É uma boa oportunidade a ser agarrada”, disse.
“Esta parceria aqui é muito bem-vinda porque realmente forma profissionais e com isso há chance realmente deles crescerem e se desenvolverem”, disse. O diretor também demonstrou otimismo quanto ao futuro. “Nós temos aqui uma grande oportunidade. O grupo [Guararapes] é muito grande. A gente acredita neste Brasil, no Rio Grande do Norte e o nosso plano é de crescimento. As lojas Riachuelo crescem e nós vamos precisar muito de mão de obra que possa gerar produtos que alimentam as mais de 330 lojas que nós temos em todo o país”, afirmou o diretor executivo industrial da Guararapes, Jairo Amorim.
Os alunos do curso de Costureiro Industrial do Vestuário fizeram a capacitação em um galpão de costura na fábrica da Guararapes, localizada no Distrito Industrial de Extremoz. Divididos em duas turmas, uma no período matutino e outra no vespertino, com três professoras e três auxiliares. O curso tem duração de 240h e deve ser encerrado no final do primeiro semestre de 2021.
Há cinco anos buscando por uma oportunidade de emprego, Denis Iago Marinho da Silva Urpia Sales, 29 anos, é um dos alunos do curso de costureiro industrial. “Mais uma tentativa e mais uma oportunidade que eu não vou deixar passar”, enfatizou. A inscrição foi realizada após a indicação de um amigo que trabalha na empresa e falou sobre o programa. “A Guararapes e o SENAI estão fazendo a parte deles, cabe a mim fazer a minha, de agarrar esta oportunidade”, finalizou
Também foi um amigo que informou a Iris Bernardino da Silva, 41 anos, sobre a oportunidade de se qualificar ao mesmo tempo que participa do processo de seleção. “Eu nunca trabalhei de carteira assinada espero que seja a primeira vez”, disse.
Para o coordenador de Recursos Humanos da Guararapes, Max Xavier, este é um momento especial para recrutamento de novos profissionais para quadro da empresa, em razão do cenário de restrições causado pela pandemia. “Com esta pandemia e o distanciamento social os meios de recrutamento tiveram que ser modificados e tivemos que trabalhar de forma virtual, mas para alguns setores há dificuldades”, descreveu o processo seletivo. E destacou a parceria com o SENAI. “Está sendo gratificante, pelo tempo e o tamanho como está sendo feito. Nós temos expectativa de contratar 100% dos alunos. Nós temos uma sazonalidade aqui na empresa e contratamos mais no segundo semestre”.
O diretor do Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta, Genildo Peixoto, avalia como muito positiva a formação destes jovens no curso ministrado na Guararapes por intermédio do programa Emprega Mais. “Trata-se de uma experiência exitosa e relevante para os alunos que estão fazendo o curso em uma área e por um método que assegura elevada empregabilidade, já com a vivência no ambiente de trabalho, na indústria, o que é muito importante. Os próprios diretores da Guararapes destacaram que eles estão sendo formados em uma área que têm demanda e a capacitação assegura a formação que precisam”, ressaltou Genildo Peixoto.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias