Mundo

Putin cancela acordo nuclear com os Estados Unidos

Declaração foi feita em um discurso voltado para a elite política e militar do país.; presidente afirmou que decisão não tem relação com conflito na Ucrânia

por: NOVO Notícias

Publicado 21 de fevereiro de 2023 às 13:15

Comandante Supremo em Chefe das Forças Armadas da Federação Russa, Vladimir Putin – Foto: Kremlin/Fotos Públicas

O presidente russo, Vladimir Putin, suspendeu nesta terça-feira (21) a participação russa no último tratado de controle de armas nucleares feito com os Estados Unidos, alertando Washington de que a Rússia colocou novas armas estratégicas à disposição para combate.

Putin ressaltou que “a Rússia não abandona, mas apenas suspende” o cumprimento do tratado sobre a redução de armamento estratégico ofensivo que expira em 2026, pelo que culpou os Estados Unidos.

“Se os EUA fizerem testes nucleares com um novo tipo de arma estratégica, a Rússia também fará testes” alertou. “É claro que não seremos os primeiros a fazê-lo (…). Ninguém deve alimentar a perigosa ilusão de que a paridade estratégica global pode ser destruída”, acrescentou.

O líder russo também fez questão de desvincular sua decisão do atual conflito na Ucrânia e do apoio do Ocidente a Kiev.

Nesse sentido, tachou como “teatro do absurdo” a declaração em que a Otan exigia que a Rússia cumprisse o tratado, que inclui inspeções de suas instalações nucleares.

Em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia invadiu a Ucrânia e lançou ataques aéreos, com o objetivo de “desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia”, após um período de tensões crescentes. Dois dias antes, Putin reconheceu a independência de dois territórios separatistas no país vizinho.

Porém, Putin afirmou hoje também que foi a Ucrânia quem começou o conflito que completa um ano nesta sexta-feira.