Com data, horário e ordem de desfiles definidos, as escolas de samba de Natal aceleram seus preparativos para o Carnaval 2023. As apresentações estão agendadas para os dias 24 e 25 de fevereiro, na avenida Duque de Caxias, no tradicional bairro da Ribeira, na Zona Leste da cidade. Cinco escolas do grupo especial vão disputar o título de melhor agremiação carnavalesca de Natal.
Após dois anos de paralisação em virtude da pandemia de Covid-19, as escolas de samba vão apresentar todo o esforço dos ensaios feitos ao longo de meses de preparação. Para Carlos Britto, músico e compositor potiguar e um dos diretores da Batuque Ancestral, escola de samba que vai abrir os desfiles da Chave A (grupo especial), o carnaval é o ponto ápice para os sambistas natalenses.
“A emoção vai ser grande, pois vamos falar de João do Vale, e pra gente que vive o ano todo de samba, o desfile é o ápice!”, disse ele.
A Associação Recreativa e Cultural Escola de Samba Batuque Ancestral foi a grande campeã da Chave B em 2020, garantindo a vaga no grupo A deste ano e pela ordem do sorteio definido na última semana, será a primeira agremiação a entrar na avenida do grupo especial.
Fundada em 2018, com suas cores vermelho, branco e preto, a Batuque Ancestral propõe resgatar personagens negros da história brasileira. O enredo deste ano conta a trajetória do músico, cantor e compositor, João do Vale.
A diretora cultural da Liga Independente das Escolas de Samba de Natal, Larissa Lira, afirmou que a entidade foi criada em 2020, ainda na pandemia, para fortalecer o movimento do samba e reforçar o diálogo com o poder público, empresas privadas e sociedade civil.
“Nós estamos muito esperançosos e com grandes expectativas, principalmente após esse período da pandemia”, ressaltou Larissa.
O Secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, informou que a pasta já pensa em manter um diálogo permanente com a Liga das Escolas de Samba de Natal e associações carnavalescas durante todo o ano. Segundo Dácio, as conversas e planejamento com antecedência para o Carnaval, garantirão uma festa mais democrática e alinhada com os anseios das agremiações da capital potiguar.
“A criação da Liga veio justamente para ser protagonista e dividir responsabilidades de construirmos um Carnaval cada vez mais potente, democrático e como as escolas de samba merecem. Nossa sugestão é que mesmo após o carnaval nós passemos a ter uma pauta constante e o ano todo, para tratarmos já do Carnaval de 2024”, ressaltou Dácio.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias