Cotidiano

Após uso desenfreado e poluição, água do “Buraco Azul” de Parnamirim fica verde

Mudança na coloração ocorre em razão da proliferação de bactérias e de material orgânico

por: NOVO Notícias

Publicado 8 de fevereiro de 2023 às 11:59

Buraco azul - Lagoa Azul - Lago Azul

A água do “buraco azul” está verde em decorrência da contaminação – Foto: Julia Galvão/NOVO Notícias

Após a contaminação por bactérias, a água do local batizado como “buraco azul”, em Parnamirim, ganhou uma coloração esverdeada. O NOVO verificou a mudança na tonalidade do aquífero surgido durante as escavações para se construir Estação Elevatória de Esgotos.

A mudança na coloração, por conta da proliferação de matéria orgânica, começou após o uso desenfreado do local. Com a tonaliza azul-turquesa, o lago aflorou após as escavações da obra de esgotamento foi utilizado para banhos e mergulhos. A área virou um ponto turístico da região, atraindo muitos curiosos, por conta da tonalidade da água.

Nesta quinta-feira, no entanto, o cenário era completamente diferente. Com o uso indiscriminado do aquífero, o local acumulou material orgânico e apresenta proliferação de bactérias.

De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), com a gradual da poluição da água – a partir da proliferação de bactérias —, a coloração azul-turquesa desapareceu. “Se você continuar utilizando, sem renovar a água, ela vai ficar até chegar próximo da cor preta. Mas, é claro, isso bem mais à frente”, disse Roberto Linhares, diretor-presidente da empresa pública.

Segundo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que também coletou água do “buraco azul” para análise, o resultado dos estudos apontaram que, da parte físico-química, a água não apresenta contaminação. No entanto, do ponto de vista bacteriológico, a água foi contaminada após o uso da população.

Linhares ressaltou os péssimos hábitos de quem utilizou o local para banho. Nos últimos dias, diversas pessoas utilizaram a área para lazer, e até churrasco foi feito na escavação feita para obra de esgotamento. “As pessoas entram, defecam dentro, fazem xixi dentro, aí começa a contaminar a água”, disse o presidente da Caern.

A água só poderá voltar a ter a coloração que gerou interesse turístico, segundo a Prefeitura de Parnamirim, caso seja feito um projeto pra descartar água contaminada.

Tags