Caso Luan: Justiça inicia audiência de instrução de PM acusado por morte de jovem

O crime aconteceu no dia 1 de julho de 2021 quando a vítima estava indo ao centro da cidade, em uma motocicleta, buscar a namorada no trabalho

por: NOVO Notícias

Publicado 1 de fevereiro de 2023 às 14:50

Luan Barreto, de 23 anos, morreu após ser baleado ao sair de casa para buscar a namorada no trabalho, em Mossoró – Foto: Cedida

Começou, nesta quarta-feira (1º), a audiência de instrução do caso envolvendo o universitário Luan Carlos Melo Barreto, de 23 anos, morto após abordagem policial em Mossoró, na região Oeste potiguar. O processo tramita na 1ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró, onde o policial militar, Márcio Gledson Dantas de Morais, de 44 anos, responde por homicídio, acusado de ser o autor do disparo que matou o jovem.

Durante a audiência, que ocorreu das 09h às 14h desta quarta, foram ouvidas oito testemunhas entre acusação e defesa. Na próxima fase do processo, a Assistência de Acusação e o Ministério Público terão 5 dias, cada uma, após a intimação, para se manifestar nos autos. Em seguida, será a vez da defesa se manifestar.

A audiência de instrução visa a produção de provas para o julgamento do caso. Nessa etapa, são ouvidas testemunhas e as partes do processo – nesse caso, os réus.

A Polícia Militar informou ao NOVO Notícias que o policial segue afastado das atividades da Corporação.

Relembre o caso

Luan Carlos foi morto no dia 1º de julho de 2021, com um disparo de arma de fogo na cabeça, após ser abordado por uma guarnição da PM de Mossoró, nas proximidades do parque de vaquejada.

Luan era estudante do curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Semiárido (Ufersa) e estava indo buscar a namorada no trabalho, no momento do crime.

Segundo as investigações, a ação aconteceu quando três policiais militares realizavam buscas para capturar suspeitos de assaltos na região dos bairros Abolição e Santo Antônio. Na ocasião, a vítima estava trafegando em alta velocidade na motocicleta pela avenida Lauro Monte quando foi confundida com um dos suspeitos dos roubos.

Na tentativa de fazê-lo parar, um dos policiais efetuou um disparo contra a vítima, que foi atingida na região da cabeça. Luan Carlos caiu na calçada. Apesar de ter sido socorrido em uma viatura para o hospital, o jovem não resistiu ao ferimento e morreu.

O caso causou grande revolta e comoção na cidade.