Geral

Coluna Vinho e Gastronomia – por Rodrigo Lima – 30 de janeiro

por: NOVO Notícias

Publicado 30 de janeiro de 2023 às 15:30

COLUNA – VINHO E GASTRONOMIA – POR RODRIGO LIMA

HARMONIZANDO OS VINHOS VERDES

Vinhos Verdes costumam ser sinônimo de verão e seus dias quentes. Não há como negar que os vinhos dessa clássica denominação de origem portuguesa prontamente rementem ao frescor. Mas, além disso, também à saborosa acidez que, como é notório, é capaz de limpar o paladar e abrir ótimas oportunidades de harmonização. Na maioria das vezes, pensamos neles como vinhos de consumo franco, para beber sem pensar, para refrescar e, muitas vezes, esquecemo-nos de que essas suas características intrínsecas de acidez também os tornam altamente ecléticos à mesa. Assim, as opções de harmonização vão desde as saladas, como a Caprese, até pratos mais elaborados como Raviólis de Brie com trufas, Espaguete à Carbonara, Polvo Grelhado, Ceviche de Camarão e por aí vai… Bom proveito!

OVOS DE CONCRETO

Ao pensarmos em uma vinícola trazia automaticamente à nossa mente a imagem de uma sala repleta de barricas e tonéis de madeira, nas quais os vinhos eram feitos e envelhecidos. Hoje, muitos já sabem que, no processo de elaboração da maioria dos vinhos, ele, em algum momento, vai passar por um recipiente que seja de aço inoxidável, concreto e/ou madeira e aquela primeira imagem já não é tão “automática” assim. Entretanto, o que nem todos sabem é que, nos últimos anos, um número maior de enólogos tem dado muita importância à forma do recipiente e vinificado alguns de seus rótulos em tanques de cimento em formato de ovos, por exemplo. Antes de mais nada, há relatos do uso do concreto com sucesso no processo de vinificação desde o século XIX. A “novidade”, contudo, é o formato ovalado do recipiente – inspirado nas ânforas que etruscos, gregos, persas e romanos já usavam para fermentar e envelhecer seus vinhos. O principal fator do formato oval, sem cantos ou bordas, é permitir a constante movimentação do vinho dentro do recipiente, sem necessidade do uso de bombas ou eletricidade, sem contato com oxigênio e sem bâtonnage, remontagem ou outras interferências. A composição do líquido é mais uniforme, especialmente no tocante à temperatura. Ademais, dentro do ovo, as leveduras ficam em constante movimento ascendente ao redor de um vórtice que se forma devido a uma corrente interna, fazendo com que os taninos se tornem mais polidos e sejam suavizados pelas porosas paredes de concreto do ovo, que permitem a micro oxigenação do vinho, sem a necessidade de usar a madeira e sem interferência nos aromas e sabores da bebida. Tudo isso realça o caráter das uvas, aumenta a cremosidade do vinho e destaca as características de seu terroir.

O VINHO DA LISTA DO WHATSAPP PODE SER DO PCC

Para quem acha que a aquele vinho na lista do WhatsApp pode não ser um problema, novas investigações mostram que isso não é bem verdade. Segundo apurações, uma facção criminosa ligada ao PCC está atuando para contrabandear vinho da Argentina para o Brasil. A investigação na fronteira entre Brasil e Argentina iniciou em 2019, os grupos criminosos roubam o vinho na Argentina em depósitos, lojas e até mesmo em caminhões que transportam a bebida, e depois as levam a galpões onde são escondidos em caminhões e contrabandeados para o Brasil. Um ponto muito importante para o aumento deste crime é o aumento das plataformas de marketplace, principal forma de venda do vinho irregular, pois hoje qualquer pessoa pode se cadastrar e atuar como vendedor de vinho, não existe um controle cadastral por parte das plataformas e muitos criminosos criam um perfil falso e fingem ser uma empresa lícita, mas que está de fato vendendo vinhos objeto de descaminho. Em Natal são inúmeros os “vendedores” de vinhos oriundo de contrabando e falsificações, cuidado ao adquirir vinhos muito baratos, pois você, provavelmente, está financiando o crime organizado.

VINHO DA SEMANA

O vinho da semana é um tinto Argentino, proveniente da região de Mendoza, onde se originam vinhos tintos elaborados com a uva Malbec de qualidade e identidade única. Este grande vinho demonstra muita elegância e expressa as características dos vinhos feito unicamente com a uva Malbec. As uvas deste vinho são cuidadosamente selecionadas e fermentadas em Ovos de Concreto, com o objetivo de extrair as melhores características da casta e do Terroir. Este vinho de cor vermelho com tons violáceos, possui aromas de frutas vermelhas e negras, com um toque herbáceo. Na boca, apresenta bom grande estrutura, acidez e complexidade. É um vinho elegante, mas com grande personalidade e um toque mineral. Importando pela Grand Cru.