Recentemente, a Americanas revelou um rombo de mais de R$ 20 milhões em seus balanços financeiros. O escândalo foi divulgado amplamente em diversos veículos de comunicação e acendeu um alerta sobre a importância dos balanços anuais serem elaborados e conferidos com responsabilidade.
De acordo com Daniel Carvalho, contador e gestor da Rui Cadete Consultores, o caso Americanas trouxe ao mercado olhares mais aguçados e atentos das instituições financeiras sobre os balanços das empresas. Agora, os bancos estão segurando os créditos e provavelmente só voltarão a liberar quando estiverem com os balanços de 2022, assegurando que as empresas estão mesmo em situações confiáveis.
Para os empresários que esperam pelo balanço, vale ressaltar que as empresas de contabilidade têm até o final de maio deste ano para enviar o documento, o que pode deixar ainda mais lenta a liberação de créditos e investimentos. Na Rui Cadete Consultores, o prazo final estabelecido pela equipe contábil, já há vários anos, é o dia 31 de janeiro. “Devido ao empenho da equipe durante todo ano, é possível que essa entrega seja antecipada. Todos os meses processamos os dados e geramos balancetes mensais para os clientes, isso já vai organizando os dados para os balanços anuais”, comenta o gestor.
A antecipação da entrega dos relatórios contábeis é um objetivo defendido pela empresa, que atua no mercado empresarial há mais de 31 anos. “Nesses documentos estão descritas todas as movimentações financeiras de 2022, tais como bens, investimentos, valores monetários, obrigações, fontes de recursos e outras, dados essenciais para medir a saúde da empresa”, explica Daniel Carvalho.
Além de ser um importante instrumento de controle financeiro, o balanço patrimonial permite que informações empresariais estejam disponíveis para o mercado, bancos e possíveis investidores. Ainda segundo o gestor, a entrega antecipada dos balanços é fundamental para empresários e seus negócios.
“Com as informações contábeis em mãos, os empresários podem analisar os dados financeiros e tomar decisões seguras para 2023. Além do que, com esses dados antecipados, eles conseguem atualizar crédito junto a bancos e fornecedores. O balanço anual também evita possíveis fraudes e desvios dentro de uma empresa, é uma ferramenta segura para manter uma boa saúde no mercado financeiro”, alerta Carvalho.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias