Esporte

Coluna Toque de Letra – por Diego Breno – 23 de janeiro

por: NOVO Notícias

Publicado 23 de janeiro de 2023 às 15:30

COLUNA TOQUE DE LETRA – POR DIEGO BRENO

Basta! 
Meus amigos, ainda vivemos num mundo em que famosos/ricos acham que podem fazer tudo o que quiser. Jogadores de futebol, então. O mais impressionante são os inúmeros casos que vocês já devem ter visto envolvendo atletas. Jean (ex-goleiro do São Paulo), Cuca (quando foi jogador do Grêmio), Robinho, Daniel Alves, entre tantos outros. O que vou dizer por aqui não é algo para “lacrar” ou coisa do tipo. Porém, é preciso entender que não existe essa história de dominação. É preciso dar um basta! O relato da vítima sobre o que aconteceu no dia é algo que enoja como tantos outros casos.

Basta! (2)
Não adianta se tornar um dos grandes jogadores e perder a principal característica do ser: a dignidade. Não adianta ter rios de dinheiro, mostrando que é a favor disso e daquilo e se tornar um ser humano desprezível. Infelizmente os resquícios do sistema patriarcal ainda permanecem enraizados em nossa cultura. E por mais que existam leis e pessoas comprometidas, a luta segue enorme para acabar com este mal. Basta! Que se faça justiça!

Mudar para evoluir
Eu gosto do trabalho do técnico Fernando Marchiori. No entanto, o próprio treinador precisará entender que esse seu lado pragmático precisa deixar de lado. Na estreia pela Copa do Nordeste contra o Sport-PE, por mais que tenha sido fora de casa, não se pode ficar esperando apenas por uma bola ou falha do adversário para se tentar algo. Outro erro grave, a meu ver, foi a forma de como o time falha miseravelmente em seu sistema defensivo. Os erros de posição têm a ver com treinamento. É importante lembrar que, para evoluir, a mudança de postura também se faz necessário.

Cansei
Cansa. De verdade, cansa e muito falar sobre os imbecis que resolvem ir ao jogo e ocasionam uma barbárie como a que cansamos de ver no último sábado. Disse na semana passada, aqui mesmo na Coluna, e volto a repetir: “As cenas que viralizaram nas redes sociais mostram que se não houver realmente leis mais duras para coibir, um aparato de segurança mais efetivo, dificilmente encontraremos saídas para que os verdadeiros torcedores possam assistir aos jogos dos seus times em paz.”.

Perguntas
Após a exposição da falta de estrutura para os companheiros de imprensa no estádio José Vasconcelos Rocha, a Arena América, gostaria de deixar pequenos questionamentos: se o laudo de engenharia constata a situação de uma obra ou edificação e o laudo do Corpo de Bombeiros é algo documental para garantir a segurança de todos, como deixaram ocorrer àquela situação na última quinta-feira? Ninguém imaginou que um dia, por acaso, poderia chover no local com tomadas e fios expostos?

Um pedido
Claro que ainda estamos no início, mas vamos ser sensatos. Até agora o Campeonato Potiguar não empolga como minha expectativa criou. Foram três rodadas e, até aqui, não teve um jogo sequer pra dizer “QUE JOGO, MEUS AMIGOS!”. Para se ter uma ideia, cinco jogos (dos doze) terminam em zero a zero. Espero de verdade que a quarta rodada – que começou hoje com Santa Cruz e Força e Luz – nos traga ao menos partidas mais interessantes. Desde já, o torcedor e o próprio futebol agradecem a compreensão.

Luto
Encerrando a Coluna de hoje com uma notícia muito triste. Um dos grandes nomes do rádio esportivo nos deixou nesse domingo. Gilson Ricardo, o Gilsão, tinha 74 anos e foi uma grande referência para muitos que adentraram no rádio, inclusive para mim. Quando a Rádio Cabugi se transformou em Rádio Globo Natal, todo fim de noite era obrigação ouvir o Panorama Esportivo sob o seu comando. Definitivamente os grandes estão indo. Uma pena.