Integrantes do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTMU) solicitaram que a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, apresente a planilha tarifária atualizada do serviço de transporte coletivo urbano e para o serviço opcional, na próxima reunião ordinária da entidade, agendada para quinta-feira (26), às 10h, na sala de reuniões da STTU, no bairro da Ribeira.
O documento é assinado por 14 participantes do conselho e justificam o pleito reforçando que a atual tarifa vigora desde 19 de maio de 2019, portanto há 44 meses estando completamente desatualizada. E, justificam ainda que nesse período vários fatores que compõem a planilha tarifária foram modificados, ocorrendo significativa elevação destes itens.
Os representantes das entidades que compõem o CMTMU ainda reforçam que transcorridos quarenta e quatro meses que vigora a atual tarifa, esse tema não foi mais pautado nas reuniões ordinárias ocorridas nesse período, o que faz justificar o caráter de urgência para o atendimento do pleito.
O último reajuste tarifário apreciado no conselho, passando a passagem para R$ 4,25, foi em 28 de fevereiro de 2020, e, foi imediatamente revogado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias. Originalmente a pauta da reunião da próxima quinta-feira (26) está somente o tema da metodologia adotada para o pagamento do subsídio das gratuidades das pessoas idosas.
“Daí os representantes das entidades junto ao conselho solicitam a urgente apresentação da planilha tarifária atualizada para que a entidade se posicione sobre a real situação tarifária da prestação do serviço de transporte coletivo urbano na capital, antes que o sistema entre em colapso”, salientou Edileuza de Queiroz, da Transcoop Natal, que lidera a solicitação. Em ata do CMTMU de 24/11/22 a secretária Daliana Bandeira já havia concordado com a inclusão em pauta do assunto planilha tarifária.
“Por isto sugerimos uma reunião urgente em razão da imensa importância do tema”, reforça Edileuza de Queiroz, que em abril/22 formalizou uma planilha na reunião ordinária do conselho com o valor da tarifa para o opcional no valor de R$ 6,25, até o momento sem resposta para STTU.
Assinam o ofício encaminhado à STTU, além das Transcoop, os representes das seguintes entidades: Seturn, CBTU/STU-NAT, Sindicato dos Taxistas, Sindmoto/RN, Sintro/RN, Câmara Municipal de Natal, DNIT, Sindicato dos Trabalhadores Autônomos, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Coopten, Detran, ACIRN, Fecomércio e DER.
Para Nilson Queiroga, consultor técnico do Seturn, a secretária Daliana Bandeira tem agora uma ótima oportunidade para envolver a sociedade neste debate que é de suma importância.
“O caminho para a melhoria do sistema de transporte público está num debate estendido à população. Passou da hora de termos um excelente debate com todos os elos do transporte público, governo federal, estaduais e municipais, iniciativa privada e a sociedade. A população precisa entender como o sistema funciona para aceitar e internalizar todas as medidas necessárias para as melhorias. Todos precisam caminhar na mesma direção com foco no bem comum”, disse Nilson Queiroga.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias