Esporte

Especialista orienta como começar o ano saindo do sedentarismo

por: NOVO Notícias

Publicado 19 de janeiro de 2023 às 15:20

Atividade física - Exercício Físico - Sedentarismo

Foto: Divulgação

Começar o ano com a promessa de sair do sedentarismo e praticar exercícios físicos regularmente é uma meta comum entre os brasileiros. Se por um lado, no mês de janeiro, muitas pessoas estão viajando, por outro, há um crescimento de novos alunos nas academias.

O maior desafio para a maioria é: como começar e como manter a constância. O professor da academia Pulse e profissional de Educação Física Joalmi Júnior orienta iniciar por exercícios de mobilidade e alongamento, treino de força (como musculação) e exercícios com foco na melhora cardiorrespiratória.

“Estes treinos são essenciais para que tenhamos um estilo de vida saudável, indo muito além da estética e agregando também na qualidade de vida, autoestima e disposição diária”, explica o profissional.

Para ele, o verão é realmente um período intenso e mais desafiador para quem quer iniciar ou manter a rotina, mas o professor aposta no equilíbrio. “Neste momento, o ideal é adotar uma postura de ‘redução de danos’, aproveitando a estação, mas mantendo a musculação e o cardio em dia”.

Training Gym

Pensando em melhorar a experiência de treino e resultados dos seus membros, a academia Pulse inaugurou uma nova metodologia no fim do ano passado, junto com a reforma do espaço físico: o Training Gym.

Trata-se de um treinamento combinado de cardio + musculação, com rotinas mais curtas, intensas, adotando uma abordagem mais dinâmica no treinamento com pesos. Uma opção eficaz, por exemplo, para quem deseja emagrecer.

O Training Gym pode ser uma atividade complementar para quem é fã da musculação ou o treino principal para quem busca uma nova atividade. O aluno pode ser desafiado, mas sem necessariamente estar em grupo.

“A proposta se encaixa muito bem para quem está começando, mas também para quem já pratica exercícios”, afirma Joalmi. “Com o treinamento dinâmico, não há mais como ter a queixa de que a monotonia está atrapalhando nos treinos e nem a falta de tempo”, diz.

Tags