Brasil

Deputados do RN pedem garantia de direitos humanos a extremistas de Brasília

Segundo informações prévias da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), pelo menos 15 crimes foram identificados nas ações dos extremistas

por: NOVO Notícias

Publicado 10 de janeiro de 2023 às 16:08

Deputados federais Sargento Gonçalves (PL) e General Girão (PL)

Um grupo de 18 deputados federais, todos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), encaminhou ofício à Defensoria Pública da União e ao Ministério dos Direitos Humanos para que sejam resguardas “condições básicas em termos de alimentação, hidratação e alojamento” dos extremistas presos após a invasão e destruição dos prédios do Congresso, Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) no último domingo.

O documento — que tem assinatura dos deputados do Rio Grande do Norte General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL) — solicita “com urgência”, a adoção de providências para fins de garantia dos direitos humanos “de pessoas tuteladas pelo Estado que se encontram, conforme imagens já amplamente divulgadas pela imprensa, expostas a condições indignas.”

Nesta terça-feira (10), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape) divulgou a lista com os nomes das 277 pessoas que estão presas por suspeita de participação nos atos de vandalismo e terrorismo na Praça do Três Poderes. Segundo informações prévias da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), pelo menos 15 crimes foram identificados nas ações dos extremistas. Entre eles, estão listados golpe de Estado, dano a bem público e lesão corporal.

Por meio de nota, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania disse que “expressa preocupação com todas as pessoas do país que se encontram presas”.

“Dito isto, o MDHC informa que já está em contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) a fim de monitorar a situação das pessoas detidas após as arruaças que se deram em Brasília no último domingo (8). As prisões em flagrante estão sendo lavradas e as pastas irão atuar, em conjunto, na missão de que a legalidade sempre seja observada.”

Veja quem assinou o pedido de garantia de direitos humanos aos presos extremistas:

Bia Kicis (PL-DF)
Cabo Gilberto Silva (PL-PB)
Capitão Alberto Neto (PL-AM)
Carlos Jordy (PL-RJ)
Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
Coronel Meira (União Brasil-SP)
Daniela Reinehr (PL-SC)
General Girão (PL-RN)
Gustavo Gayer (PL-GO)
José Medeiros (PL-MT)
Loester Trutis (PL-MS)
Luiz Lima (PL-RJ)
Major Fabiana (PL-RJ)
Rodolfo Nogueira (PL-MS)
Sargento Gonçalves (PL-RN)
Silvia Waiãpi (PL-AP)
Vermelho (PL-PR)
Zé Trovão (PL-SC)