Reitora da Ufersa não assina nota de repúdio contra terrorismo em Brasília

Reitores de universidades federais do Nordeste, incluindo Daniel Diniz da UFRN, foram signatários de documento cobrando ação de autoridades contra criminosos bolsonaristas

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 10 de janeiro de 2023 às 15:51

Foi divulgada nesta segunda-feira, um dia após os atos terroristas praticados por bolsonaristas antidemocráticos em Brasília, uma nota conjunta assinada pelos reitores das universidades federais do Nordeste (RENE-NE) repudiando a destruição das sedes dos Três Poderes da República e pedindo providências das autoridades contra os envolvidos. No documento, notou-se a ausência de uma assinatura do RN. Da reitora da UniversidadeFederal Rural do Semiárido (Ufersa), Ludimilla Oliveira.

Como se sabe, Ludimilla foi indicada ao cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, maior incentivador e culpado pelo terrorismo que vem sendo praticado há muito tempo pelas suas lideranças políticas, eleitores e seguidores, tendo sido escolhida como reitora mesmo não ocupando a primeira posição, mas a última, na lista tríplice obtida com a votação interna da Academia. Aliás, a reitora da Ufersa foi considerada culpada de plágio em sua tese de doutorado por comissão disciplinar da UFRN e o processo foi encaminhado para o MEC.

 

Diz a nota:

A Rede Nordeste de Universidades Federais (RENE-NE) lamenta profundamente e repudia os atos terroristas contra o patrimônio público e contra a democracia, ocorridos nesse domingo, em Brasília. 

Por esse motivo, faz-se necessária uma ação conjunta das autoridades competentes, para apurar os devidos fatos, sob a ótica da justiça, tendo como pilares a Ordem Pública e o Estado de Direito, próprios de um regime democrático.