DNA
Há notícias de que a destruição das sedes dos 3 Poderes em Brasília, neste domingo, pelos terroristas bolsonaristas antidemocráticos liderados, como se sabe há muito tempo, por grandes empresários (sobretudo do agro) e lideranças políticas do bolsonarismo, teve participação de potiguares que atenderam ao chamado de alguns dos principais nomes do bolsonarismo no RN.
Posição
Muito se falou nos nomes do deputado federal General Girão e do Coronel Azevedo, como ‘incentivadores’ da ida de potiguares bolsonaristas a Brasília. A coluna conseguiu confirmar que Girão não esteve em Brasília neste domingo. O parlamentar está curtindo dias de descanso em praia do RN. Mas pegou mal o vídeo divulgado por ele no Twitter incentivando o início dos atos terroristas na capital federal, ontem pela manhã. À noite, após repercussão extremamente negativa da selvageria ocorrida, inclusive internacionalmente, o deputado bolsonarista precisou mudar de posição sobre o movimento criminoso e por meio de nota ele disse que “a violência ocorrida em Brasília não tem o meu apoio”.
Reações
Em Natal e no RN chamou a atenção a ré dada pelos políticos bolsonaristas-raiz, que sempre incentivaram os atos antidemocráticos. O senador eleito e ex-ministro bolsonarista Rogério Marinho, o ex-ministro das Comunicações bolsonarista Fábio Faria e o prefeito Álvaro Dias criticaram a destruição em Brasília, após anos dando cobertura a todo tipo de crime e fake news da turma radical. Agora, receberam inúmeras interações negativas de seguidores nas suas redes sociais pelas novas posições divulgadas.
Ré
O prefeito de Natal Álvaro Dias, bolsonarista de carteirinha até pouco tempo atrás, disse que “os atos merecem o repúdio de toda a sociedade brasileira, na medida em que atentam contra a democracia e o Estado Democrático de Direito no nosso País”. Rogério Marinho registrou: “A democracia não admite a depredação e a barbárie”. Já Fábio Faria assinalou: “Cenas injustificáveis e lamentáveis que merecem todo o repúdio”.
Tirando a máscara
O deputado federal Rafael Motta respondeu a postagem em que Rogério Marinho diz repudiar os atos criminosos. O presidente do PSB no RN mostrou a contradição do conterrâneo. “Fala isso para o marginal do seu presidente que pegou o Guanabara para os EUA curtir a Disney…”, escreveu Motta a Rogério.
Alerta
Como futuro presidente da Petrobras, o senador Jean Paul Prates precisou antecipar neste domingo os trabalhos referentes ao cargo que irá ocupar. Prates ficou sabendo sobre possíveis invasões de terroristas bolsonaristas a refinarias da Petrobras, o que acabou ocorrendo na madrugada desta segunda. Nas redes sociais, Prates relatou que conversou com o Ministro da Defesa Flavio Dino e com os governadores de alguns dos estados “que poderiam ser afetados por movimentações indevidas em refinarias e terminais, por parte de terroristas e vândalos na sequência dos eventos de Brasília”.
Agindo
De acordo com Prates, havia uma grande quantidade de postagens convocando e mobilizando movimentos na madrugada junto às refinarias da Petrobras. “Entrei em contato com o atual presidente interino em exercício, diretor de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen, que informou que as equipes de segurança foram acionadas, bem como a segurança pública, e que as equipes da empresa estão reavaliando a situação a cada momento. Preocupação com Reduc, Replan, Revap, Refap, que estão nas postagens de convocação”, relatou o senador.
Giro pelo Twitter…
…da jornalista Vera Magalhães: “Segundo fonte do governo do DF, Torres viajou para Orlando, justamente o mesmo local onde está Jair Bolsonaro. Ele assumiu o cargo na semana passada e saiu de férias. (Ex) Secretário de Segurança do DF, Anderson Torres está nos EUA”;
…da presidente do STF Rosa Weber: “O Brasil viveu neste domingo – 8 de janeiro de 2023 – uma página triste e lamentável de sua história, fruto do inconformismo de quem se recusa a aceitar a democracia”;
…do deputado federal André Janones: “Alguns congressistas americanos começam a se mobilizar para que a extradição do principal responsável (Jair Bolsonaro), pelos atos terroristas no Brasil seja deportado. O mundo está pasmo com o que viveu o Brasil hoje”.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias