Pelé Eterno
Amigos, a coluna desta semana será dedicada ao maior jogador da história de futebol. Por isso, reproduzirei aqui o texto que fiz no último dia 29 dedicado a Pelé. “Quando pequeno, ainda tomando gosto por futebol, a minha avó (Dona) Chiquinha me apresentou a um jogador de nome Pelé. Através de recortes da revista Manchete guardados por ela, das histórias que ela ouviu no rádio, me mostrou um pouco sobre aquele que era chamado de Rei. Perguntei o porquê dele se chamar assim. A resposta dela foi sucinta: ‘porque ele foi o maior jogador de todos os tempos’”.
Pelé Eterno (2)
“A resposta dela me guiou um pouco para entender a magnitude do que era o Pelé. A admiração dela por aquele eterno camisa 10, três vezes campeão do mundo pelo país, se via através dos seus olhos. E a partir do momento que fui gostando mais de futebol, mais dava a vontade de ler sobre como era a época em que ele foi se transformando no que conhecemos. Foi nesse mergulho que pude entender um pouco dessa admiração, não somente da minha avó, mas de todos os brasileiros – e mundo – que viram os seus grandes feitos”.
Pelé Eterno (3)
“As viagens históricas que tive, através de leituras quase que diárias, através de um televisor preto e branco (depois colorido), pude ver diversos jogadores se transformarem em craques, em gênios, imperadores, ETs, até em Deus. Mas nenhum deles JAMAIS conseguiram se tornar um Rei. E, digo, com toda a certeza: jamais conseguirão. Infelizmente, a poucos dias de entrarmos num novo tempo, numa nova era de esperanças, a majestade descansou. Agora, a coroa e o cetro se tornam símbolos eternos do primeiro e único Rei que o futebol teve e terá”.
Pelé Eterno (4)
“Tenho a plena certeza de que, lá de cima, a pessoa que me mostrou a grandeza deste brasileiro está junto com a multidão para receber aquele único jogador que a fez ter uma enorme admiração. Enquanto isso sentimos. O futebol sente. O Brasil sente. O mundo sente a dor, a tristeza de que não terá mais a presença física do eterno camisa 10. Mas a história, o legado, ficará marcada para sempre”.
Pré-Lampions
América e Potiguar de Mossoró terão compromissos mais do que importantes já na próxima quinta-feira (5). Afinal de contas, ambos estarão lutando para avançar para a segunda fase da Copa do Nordeste. Enquanto o América joga com o Moto Club-MA na Arena das Dunas (acredito na vitória americana), o Potiguar terá um duelo difícil diante do CSA-AL. Vale lembrar que é jogo único. Os vencedores se enfrentam já no próximo domingo na segunda fase.
Que vergonha!
Lamentável as cenas de violência que ocorreram no amistoso entre América e Retrô-PE. Não bastassem os jogadores ativando seus modos patéticos, a torcida quis também entrar na onda da babaquice. Se fala tanto em mudança de comportamento, de ações para coibir violência, disso e daquilo, mas não tem jeito. Difícil.
Começou a Copinha
Encerro a coluna desta semana dizendo que, a partir de hoje, a bola já começou a rolar no maior campeonato de categoria de base do país. Para os representantes potiguares, a Copa São Paulo de Futebol Júnior só terá início a partir dessa terça-feira (3) quando o América enfrentará o Catanduva-SP. Já o ABC estreia diante do Maringá-PR na quarta-feira (4) e o Alecrim inicia sua caminhada na competição contra o Juventude-RS na quinta-feira (5). Para acompanhar os jogos, basta baixar o aplicativo do “Paulistão Play” ou acessar o canal da Federação Paulista no Youtube.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias