Em 2021, O Rio Grande do Norte tinha 22,8% do municípios geridos por prefeitas, o que representa 38 das 167 cidades potiguares. O número está bem acima da média nacional, cujo registro foi de 12,1%. A média potiguar foi a segunda maior proporção entre os estados, atrás apenas de Roraima (26,7%).
Uma das prefeitas potiguares é Thuanne Souza, do Republicanos, eleita para gerir Vila Flor. Em 2020, Thuanne Souza teve 42,28% dos votos.
No ano passado, havia 674 gestores municipais do sexo feminino, ante 4.894 do sexo masculino. Ou seja, os homens estavam à frente de 87,9% das prefeituras entre os 5.568 municípios pesquisados (os dois municípios restantes não responderam à pesquisa).
Os números fazem parte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC). O levantamento traz registros administrativos sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais de todo o Brasil.
A Região Nordeste manteve no ano passado o maior porcentual de prefeitas, enquanto o Sul e Sudeste registraram as menores fatias.
Apenas dois dos 49 municípios com mais de 500 mil habitantes tinham prefeitas no ano passado: Contagem e Juiz de Fora, ambos em Minas Gerais. Apesar do número ínfimo, houve melhora em relação à edição anterior da pesquisa sobre o tema, realizada em 2017, quando a presença feminina nesse cargo era inexistente em municípios com esse porte populacional. De 2017 para 2021, as mulheres conquistaram mais 12 prefeituras no País como um todo.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias