Cultura

Um Presente de Natal celebra 25 anos com retorno ao Palácio da Cultura

Apresentações do espetáculo natalino são gratuitas e acontecem nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, às 20h

por: NOVO Notícias

Publicado 12 de dezembro de 2022 às 15:00

Um Presente de Natal - Palácio da Cultura

Ao todo, 35 intérpretes ensaiam para dar vida ao auto, além de 40 crianças e jovens coralistas – Foto: Bruno Martins

Criado em 1997, o espetáculo ‘Um Presente de Natal’ comemora este ano bodas de prata. Para celebrar os 25 anos em cartaz, o auto natalino mais antigo da capital potiguar retorna ao seu local de origem: a Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, também conhecido como Palácio da Cultura. As apresentações gratuitas acontecem nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, às 20h.

Para 2022, a idealizadora e diretora do espetáculo, Diana Fontes, montou uma super equipe, responsável por criar um espetáculo repleto de novidades. O texto e música são de Danilo Guanais e a direção de arte é de João Marcelino. Ambos estiveram com Diana na primeira edição do Presente.

“O espetáculo foi criado para acontecer no Palácio e por 10 anos foi realizado no local. Depois tivemos diferentes espaços e formatos, mas a apresentação na Pinacoteca é uma das mais presentes na memória dos potiguares. Poder retornar celebrando 25 anos e com os mesmos criadores está sendo muito especial”, conta Diana Fontes.

Desde o início de novembro 35 intérpretes ensaiam para dar vida ao auto, que este ano conta a história do nascimento de Jesus Cristo a partir de temas como memória e ameaça do esquecimento.

“Este ano a proposta foi inserir o espetáculo dentro do espetáculo. O que foi um desafio. Assim, reuni na trilha temas representativos usados em anos anteriores, mas com novas propostas, tanto no enredo, como na mixagem. Já a temática tem a ver com o sentimento que temos de que é preciso preservar momentos da vida como o fazer arte. Ao mesmo tempo, estamos vivendo uma espécie de epidemia do esquecimento, que atinge toda a sociedade com doenças que afetam diretamente a memória”, explica Danilo Guanais.

Também integram o espetáculo 40 jovens e crianças da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, do Coletivo Abrace da Ong Atitude Cooperação e da Associação para o Desenvolvimento de Iniciativas de Cidadania do RN (ADIC). Juntas, elas formam o coro infanto juvenil das janelas do Palácio.

O espetáculo conta com patrocínio do Governo do RN, Lei Câmara Cascudo, Prefeitura do Natal, Programa Djalma Maranhão, Natal em Natal, Agaé, Colégio CEI e Dore. Conta ainda com apoio da Escola Estadual Professor Luís Antônio. A realização é de Diana Fontes Direção e Produção Cultural.

Tags