No ano de 2023, o Município de Natal deve receber uma série de obras com um investimento total de quase R$ 400 milhões, divididos em serviços a serem realizados nas quatro regiões administrativas da cidade.
No total, a quantidade de obras previstas se aproxima de 20, e além da construção de novos equipamentos, o planejamento também conta com restaurações, recapeamento asfáltico, obras de drenagem, e requalificação urbana de áreas históricas, além de algumas restaurações. Essas informações foram obtidas pelo NOVO junto à Secretaria Municipal de Planejamento de Natal, e você vai conhecer agora um pouco de cada um desses projetos.
O ‘Top 3’ de obras previstas para o próximo ano já é bastante conhecido da população. A engorda da Praia de Ponta Negra, com previsão de R$ 78 milhões investidos; a requalificação da Avenida Felizardo Moura, com R$ 43 mi; e a construção do novo Hospital Municipal de Natal, com R$ 40 milhões previstos, são os mais destacados serviços planejados para 2023 na capital potiguar.
Obras como a implantação de uma trincheira no cruzamento das avenidas Alexandrino de Alencar com a Salgado Filho, no bairro de Tirol, e a construção do Complexo Turístico da Redinha também estão na lista de investimentos em infraestrutura da capital potiguar para o ano que se aproxima.
Uma das mais comentadas obras na cidade do Natal é a de alargamento da faixa de areia da praia de Ponta Negra, também conhecida como engorda. O processo completo envolve três obras distintas, sendo essa a principal e última, e que promete modificar a imagem que temos hoje da praia urbana mais ‘badalada’ da cidade. O investimento total previsto é de R$ 78 milhões, e, considerando que toda a fase burocrática e de obras prévias seja vencida sem atrasos, a conclusão deve ocorrer em 2024. A obra está em fase de licenciamento no Idema.
Para chegar até a fase em que objetivamente a praia será alargada, a região precisa passar por, pelo menos, outras duas obras importantes e indispensáveis para que seja iniciada de fato a terceira obra, a mais cara do ano para a Prefeitura do Natal.
Essas obras iniciais são as de contenção marítima, também conhecida como enrocamento, iniciada recentemente com a instalação do canteiro de obras, e com um valor previsto de R$ 25 milhões; e a modificação no sistema de drenagem da região próxima à praia Ponta Negra, com um valor previsto de R$ 8 milhões. Essa obra está em fase final de projeto para ser submetido à Caixa Econômica Federal, segundo a Secretaria Municipal de Planejamento.
O segundo maior investimento em obras para o ano de 2023 já está em curso e é a requalificação da avenida Felizardo Moura, que dá acesso à Zona Norte de Natal. São previstos R$ 43 milhões nos serviços que prometem entregar uma nova via para os natalenses que precisam se deslocar entre a Zona Norte e as demais regiões da cidade. A obra iniciada em setembro passado tem previsão de 18 meses para conclusão.
O Hospital Municipal de Natal (HMN), que durante anos funcionou em um prédio alugado no bairro de Petrópolis, ganhará um lugar definitivo e os projetos para iniciar a construção já estão definidos. Terceiro maior investimento para o ano, o HMN já está com a primeira etapa do projeto aprovada pela Caixa Econômica Federal (CEF) e em processo de licitação. O investimento dessa etapa é de R$ 40 milhões. O novo hospital será construído em um terreno próprio, com 17.976,92 m², situado em quadra definida pela Av. Omar O’Grady, Av. dos Xavantes e Rua Lago da Pedra, no bairro Pitimbu, em frente à UPA de Cidade Satélite.
Para 2023, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), tem ainda outras importantes obras no planejamento. Algumas já têm projetos avançados e outras até já foram iniciadas.
O total de todas as obras chega a R$ 392,5 milhões.
Uma das mais questionadas obras da cidade atravessa gestões e ainda não tem previsão para ser concluída. Os serviços de macrodrenagem na avenida Jerônimo Câmara, no bairro de Lagoa Nova, estão parados e sem previsão de retorno para sua conclusão.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), a obra foi iniciada em 2017 e já conta com 70% de conclusão na parte correspondente aos quase 5 quilômetros de túneis construídos. O valor total da obra é de aproximadamente R$ 211 milhões, sendo que R$ 120 mi já foram gastos. A Seinfra diz ainda que aguarda uma reunião com representantes da empresa responsável pela obra, mas ainda não há data prevista para ela ocorrer.