No ano de 2023, o Município de Natal deve receber uma série de obras com um investimento total de quase R$ 400 milhões, divididos em serviços a serem realizados nas quatro regiões administrativas da cidade.
No total, a quantidade de obras previstas se aproxima de 20, e além da construção de novos equipamentos, o planejamento também conta com restaurações, recapeamento asfáltico, obras de drenagem, e requalificação urbana de áreas históricas, além de algumas restaurações. Essas informações foram obtidas pelo NOVO junto à Secretaria Municipal de Planejamento de Natal, e você vai conhecer agora um pouco de cada um desses projetos.
O ‘Top 3’ de obras previstas para o próximo ano já é bastante conhecido da população. A engorda da Praia de Ponta Negra, com previsão de R$ 78 milhões investidos; a requalificação da Avenida Felizardo Moura, com R$ 43 mi; e a construção do novo Hospital Municipal de Natal, com R$ 40 milhões previstos, são os mais destacados serviços planejados para 2023 na capital potiguar.
Obras como a implantação de uma trincheira no cruzamento das avenidas Alexandrino de Alencar com a Salgado Filho, no bairro de Tirol, e a construção do Complexo Turístico da Redinha também estão na lista de investimentos em infraestrutura da capital potiguar para o ano que se aproxima.
Uma das mais comentadas obras na cidade do Natal é a de alargamento da faixa de areia da praia de Ponta Negra, também conhecida como engorda. O processo completo envolve três obras distintas, sendo essa a principal e última, e que promete modificar a imagem que temos hoje da praia urbana mais ‘badalada’ da cidade. O investimento total previsto é de R$ 78 milhões, e, considerando que toda a fase burocrática e de obras prévias seja vencida sem atrasos, a conclusão deve ocorrer em 2024. A obra está em fase de licenciamento no Idema.
Para chegar até a fase em que objetivamente a praia será alargada, a região precisa passar por, pelo menos, outras duas obras importantes e indispensáveis para que seja iniciada de fato a terceira obra, a mais cara do ano para a Prefeitura do Natal.
Essas obras iniciais são as de contenção marítima, também conhecida como enrocamento, iniciada recentemente com a instalação do canteiro de obras, e com um valor previsto de R$ 25 milhões; e a modificação no sistema de drenagem da região próxima à praia Ponta Negra, com um valor previsto de R$ 8 milhões. Essa obra está em fase final de projeto para ser submetido à Caixa Econômica Federal, segundo a Secretaria Municipal de Planejamento.
O segundo maior investimento em obras para o ano de 2023 já está em curso e é a requalificação da avenida Felizardo Moura, que dá acesso à Zona Norte de Natal. São previstos R$ 43 milhões nos serviços que prometem entregar uma nova via para os natalenses que precisam se deslocar entre a Zona Norte e as demais regiões da cidade. A obra iniciada em setembro passado tem previsão de 18 meses para conclusão.
O Hospital Municipal de Natal (HMN), que durante anos funcionou em um prédio alugado no bairro de Petrópolis, ganhará um lugar definitivo e os projetos para iniciar a construção já estão definidos. Terceiro maior investimento para o ano, o HMN já está com a primeira etapa do projeto aprovada pela Caixa Econômica Federal (CEF) e em processo de licitação. O investimento dessa etapa é de R$ 40 milhões. O novo hospital será construído em um terreno próprio, com 17.976,92 m², situado em quadra definida pela Av. Omar O’Grady, Av. dos Xavantes e Rua Lago da Pedra, no bairro Pitimbu, em frente à UPA de Cidade Satélite.
Para 2023, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), tem ainda outras importantes obras no planejamento. Algumas já têm projetos avançados e outras até já foram iniciadas.
O total de todas as obras chega a R$ 392,5 milhões.
Uma das mais questionadas obras da cidade atravessa gestões e ainda não tem previsão para ser concluída. Os serviços de macrodrenagem na avenida Jerônimo Câmara, no bairro de Lagoa Nova, estão parados e sem previsão de retorno para sua conclusão.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), a obra foi iniciada em 2017 e já conta com 70% de conclusão na parte correspondente aos quase 5 quilômetros de túneis construídos. O valor total da obra é de aproximadamente R$ 211 milhões, sendo que R$ 120 mi já foram gastos. A Seinfra diz ainda que aguarda uma reunião com representantes da empresa responsável pela obra, mas ainda não há data prevista para ela ocorrer.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias