Economia

Feitos do RN no setor de energia limpa leva Governo do RN a importante debate mundial

Governadora Fátima Bezerra participa, pelo segundo ano, da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, e leva expertise do estado que mais produz energia renovável na América Latina

por: NOVO Notícias

Publicado 14 de novembro de 2022 às 13:00

Parque de geração de energia eólica

Parque de geração de energia eólica – Foto: Demis Roussos

O trabalho de produção de energias limpas desenvolvido no Rio Grande do Norte é destaque mundial. Esse protagonismo credencia o Estado, na pessoa de sua líder, a governadora Fátima Bezerra, a participar de um dos maiores eventos do mundo de discussões relacionadas ao clima do planeta.

A edição 2022 da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27) está sendo realizada no Egito, desde o último dia 6, e na agenda oficial do evento está a participação da governante do RN em dois momentos, sendo um deles, nesta quarta-feira (16), o painel intitulado “Mudando os caminhos do desenvolvimento”, ao lado de, entre outras personalidades, da governadora do Ceará, Izolda Cela e da senadora Simone Tebet. Também participarão personalidades representantes de países asiáticos e africanos. O foco do painel é debater as possibilidades de uma transição justa da matriz energética.

Esta é a segunda vez que a governadora Fátima Bezerra participa da Conferência. No ano passado ela participou a COP26, integrando o painel “O Nordeste Brasileiro e o Potencial da Transição Energética Justa no Brasil”.

O tema “energias” é recorrente e o RN é forte no assunto dados os feitos alcançados pelo nosso Estado.

“Nos últimos anos, o Rio Grande do Norte vem contribuindo significativamente para a transição energética baseada em um sistema de baixo carbono, adotando como meta prioritária em seu planejamento energético e estratégico, a expansão das fontes renováveis e a redução da participação de fontes de origem fóssil. Considero muito oportuno e da maior importância este debate”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Atualmente, o RN é o maior produtor de energia eólica da América Latina, com 6,8 GW de potência instalada, sendo produzida em 224 usinas em operação no Estado. A previsão é de que até o fim de 2025 essa capacidade chegue a 12 GW, equivalente a da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Atualmente, 94% de toda a energia produzida no Rio Grande do Norte é oriunda de fontes limpas e renováveis.

Tags