Falta de recursos trava verticalização no cemitério público do Bom Pastor

Projeto de ampliação de jazigos foi adiado por falta de orçamento e será executado apenas em 2023

por: NOVO Notícias

Publicado 31 de outubro de 2022 às 16:05

Falta de recursos trava verticalização no cemitério público do Bom Pastor – Foto Dayvissom Melo/Novo Notícias

Com déficit de vagas nos cemitérios públicos da capital potiguar e sem espaço para ampliação dos terrenos, a Prefeitura do Natal pretendia criar vagas verticais no cemitério do Bom Pastor II, localizado na Zona Oeste da cidade. No entanto, segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), o início do projeto foi adiado por falta de orçamento e será executado apenas em 2023.

O modelo, já usado em outras cidades, permite o melhor aproveitamento de espaços para sepultamentos, já que, nas estruturas verticalizadas, os túmulos são dispostos uns sobre os outros. De acordo com a assessoria de comunicação da Semsur, Natal tem oito cemitérios públicos, todos administrados pela pasta. Consultada pelo NOVO, a secretaria não informou quantos jazigos os cemitérios públicos da capital possuem atualmente.

“Os equipamentos estão localizados nas quatro zonas da cidade e foram identificados com os nomes dos bairros em que estão localizados. São eles: os cemitérios de Ponta Negra e Nova Descoberta, na zona Sul; o cemitério do Alecrim, na zona Leste; os cemitérios do Bom Pastor I e Bom Pastor II, na zona Oeste; e os cemitérios de Igapó, Redinha e Pajuçara, na zona Norte”, informou o órgão.

A verticalização nos cemitérios de Natal é estudada desde 2019, e nos últimos dois anos, a superlotação se agravou devido às mortes por Covid-19, que elevaram o número de pessoas enterradas na capital potiguar. A escolha do cemitério do Bom Pastor para a obra de verticalização, se deu pelo fato dele ser o mais novo dos oito existentes na capital, e ainda dispor de uma parcela do terreno onde é possível construir os túmulos verticais.

Ainda de acordo com a Secretaria, mesmo com o adiamento das obras, o objetivo é que os novos túmulos sejam entregues ainda em 2023. A Semsur também informou, que, até o presente momento, este é o único projeto do executivo municipal para ampliação de vagas nos cemitérios de Natal.

Expectativa de público para os Finados

Cerca de 70 mil pessoas deverão comparecer aos oito cemitérios de Natal neste feriado de dia de Finados (02), celebrado em todo o Brasil na próxima quarta-feira, onde familiares e amigos de pessoas já falecidas poderão ir aos espaços prestar suas homenagens.

Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), a expectativa é positiva e os cemitérios já estão sendo preparados e organizados para receber os visitantes ao longo da semana.

Para este feriado, a Semsur divulgou que o funcionamento dos oito cemitérios públicos de Natal vai ocorrer de maneira diferenciada. Os equipamentos ficarão abertos das 7h às 17h. Com relação ao comércio de ambulantes no entorno dos cemitérios, não haverá restrições. No entanto, a Prefeitura do Natal fará o ordenamento dos espaço.

Grupo Morada amplia estrutura

O Grupo Morada entregou dois empreendimentos nos últimos dois anos: o cemitério e funerária Morada da Paz São José de Mipibu (que entrou em funcionamento em 2021 e já conta com área disponível para expansão) e o cemitério Morada da Paz Essencial Zona Norte (localizado em São Gonçalo do Amarante, ele está em atividade desde 2018 e a partir de 2021, foi reformulado para ser incluído como solução final no plano de assistência funeral do Grupo Morada, o Morada da Paz Essencial).

Este último é o primeiro cemitério vertical do Rio Grande do Norte, seguindo a tendência mundial do segmento funerário, figurando justamente como solução sobre a questão da ocupação dos espaços urbanos. Nesse cenário, ambos contam, ao mesmo tempo, com jazigos parque e jazigos verticais.

Programação nos cemitérios privados

O Grupo Morada promove programação especial para a passagem do “Dia da Lembrança”, em alusão ao Dia de Finados.

No dia, além de homenagear com flores e visitar o local de sepultamento dos entes queridos, os visitantes poderão assistir às missas, culto, louvor e palestra espírita no cemitério e crematório Morada da Paz Emaús, com programação a partir das 7h30. Na unidade localizada em São José de Mipibu e no Morada Essencial Zona Norte, em São Gonçalo, serão realizadas missas, às 8h30
e 10h30, respectivamente.

A programação completa pode ser conferida no site www.diadalembranca.com.br.

Ao mesmo tempo em que acontecem as programações presenciais, familiares e amigos que preferirem poderão realizar, ainda, homenagens virtuais, acendendo uma vela virtual ou compartilhando uma memória, na plataforma Morada da Memória (www.moradadamemoria.com.br).