Após o anúncio da vitória do ex-presidente Lula ser anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vários políticos aliados do petista utilizaram as redes sociais para manifestar desejos de sucesso ao novo chefe do Executivo Federal, que foi eleito para o seu terceiro mandato. Aliada de Lula, a governadora reeleita Fátima Bezerra comemorou a vitória junto com apoiadores em concentrações localizadas no bairro de Ponta Negra. Antes disso, Fátima Bezerra concedeu entrevista coletiva à imprensa ao lado de correligionários.
“Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida. Nós vamos realizar o sonho de governar o Rio Grande do Norte com Lula presidente. Minha imensa gratidão ao povo do Rio Grande do Norte, que manteve e ampliou a votação, dando uma contribuição decisiva para tirar o Brasil das garras do obscurantismo. É um dia muito emblemático porque o resultado das eleições expressa que a democracia está viva”, afirmou Fátima Bezerra durante coletiva.
A governadora também ressaltou a importância da eleição de Lula para o Rio Grande do Norte. “Agora, o melhor vai começar porque nós vamos ter Lula como presidente, um governo parceiro, um aliado muito importante para que a gente possa colocar o Rio Grande do Norte no rumo certo e avançar no projeto de desenvolvimento sustentável, com geração de empregos, combate à fome e o fortalecimento das políticas sociais”, completou a petista.
Vice-governador eleito pela chapa de Fátima Bezerra, Walter Alves (MDB), também marcou presença na comemoração e escreveu em suas redes sociais: “O Brasil feliz de novo! O povo decidiu e @lulaoficial está eleito. Parabéns, presidente. Estamos juntos para trabalhar a favor do Rio Grande do Norte e do Brasil.”, pontuou por meio do twitter.
A senadora Zenaide Maia também comemorou em suas redes e falou sobre ‘reconstruir o país’. “Precisamos reconstruir esse país e Lula pode contar conosco nessa missão! Não será fácil, mas, pelo menos, agora nós voltaremos a ter um líder democrático e experiente. Precisamos combater a fome, a desigualdade, precisamos retomar os investimentos em educação, saúde, segurança, assistência social e em tantas áreas que foram desprezadas pelo atual governo”, disse em trecho do texto.
Deputada federal reeleita, Natalia Bonavides, publicou vídeo em que fala sobre os desafios que virão. “Vai ser muito desafiador. Nós sabemos das tarefas que teremos no Congresso [Nacional], sabemos que o bolsonarismo não vai acabar da noite para o dia porque Bolsonaro foi derrotado.
Vai ser muito desafiador, mas acabamos de dar o primeiro passo, o passo mais importante, para o Brasil ser feliz de novo”, afirmou a petista.
Desde que o resultado da eleição foi anunciado, o presidente Jair Bolsonaro ainda não se pronunciou oficialmente e não usou nenhum dos seus canais nas redes sociais para se manifestar.
A expectativa é de que Bolsonaro se pronuncie nesta segunda-feira (31) sobre o pleito, mas até o fechamento dessa edição, às 11h desta segunda (31), não havia nenhum registro de postagens nas redes sociais oficiais do presidente.
Os bolsonaristas potiguares mais ligados ao presidente ainda não se manifestaram publicamente e fizeram apenas algumas postagens nas redes. Por meio do twitter, o senador eleito Rogério Marinho (PL) parabenizou o presidente Bolsonaro. “Coragem, determinação e resiliência. Muito obrigado pelo exemplo de amor ao nosso País. Nada foi mais inspirador que ter a oportunidade de servir ao BRASIL do seu lado e sob sua liderança. Estamos juntos na defesa do legado de amor ao nosso povo. Parabéns Bolsonaro você é um gigante”. O ex-ministro, no entanto, afirmou que só concederá entrevistas após o posicionamento de Jair Bolsonaro.
Esta também foi a mesma linha seguida pelo deputado federal reeleito General Girão, do PL. O parlamentar assistiu a apuração dos votos ao lado de apoiadores no comitê oficial de campanha de Bolsonaro em Natal, mas preferiu não dar declarações à imprensa até que o atual chefe do Executivo quebre o silêncio.
Pelo Twitter, o ministro das Comunicações, Fábio Faria (PP), foi sucinto: “Você resgatou o nosso orgulho de ser brasileiro. Obrigado, Jair”, publicou.
Em nota, o presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, parabenizou o presidente eleito. “Esperamos que, em seu governo, possamos avançar em temas importantes para o país, como responsabilidade fiscal, reformas estruturantes e redução da inflação, dentre outros. Nossa expectativa é de que a condução da economia do País possa seguir avançando com base em segurança jurídica, democracia e livre comércio”, diz a nota.
Marcelo Queiroz também ressaltou que o “Comércio de Bens, Serviços e Turismo responde por mais de 17 milhões de empreendedores, os quais representam 75% do PIB brasileiro. Por isso, durante a Campanha, por meio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), entregamos ao presidente eleito a Agenda Institucional do Sistema Comércio. No documento, apresentamos propostas e recomendações de políticas públicas que o setor terciário entende serem fundamentais para a economia do País, divididas em macrotemas, tais como: legislações empresarial, tributária, trabalhista, do consumidor e sindical; normatização comercial, acesso ao crédito, infraestrutura, poder público e micro e pequenas empresas (MPEs). Esperamos que essa Agenda possa pautar as políticas que serão implementadas nos próximos quatro anos”.
Já a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), além de parabenizar o presidente eleito, defendeu que é hora de “guardar as bandeiras políticas e estabelecer como foco o trabalho”.
“É preciso focar na ampliação dos investimentos, da produção manufatureira e das exportações, para viabilizar a maior inserção competitiva do país e reverter a desindustrialização. É preciso recriar o Ministério da Indústria e Comércio, com foco no fomento ao desenvolvimento industrial do nosso país. Em âmbito local, fazemos votos de haja uma atuação conjunta dos mandatários públicos eleitos, no âmbito federal e estadual, em favor do fomento aos principais potenciais econômicos do nosso estado, como as energias renováveis, a economia do mar, o setor de petróleo e gás, a construção de parcerias público-privadas, a fruticultura, entre outros”, disse o presidente da FIERN, Amaro Sales, por meio de nota.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias