Dois eleitores foram impedidos de votar no início da manhã deste domingo (30) ao descobrir que outras pessoas já haviam votado nos seus lugares em duas cidades do Rio Grande do Norte. Os casos foram registrados em Upanema, no Oeste potiguar, e em Natal, a capital do Estado.
O primeiro caso registrado foi de uma eleitora que votaria em colégio eleitoral localizado em Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. Ao chegar à seção, por volta das 9h, ela foi informada que outra mulher já havia computado voto na urna. O segundo caso, em Upanema, envolveu um agricultor que foi surpreendido que outra pessoa já havia votado no seu lugar.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que, nos dois casos, houve um erro de identificação por parte dos mesários, pois os eleitores que votaram são homônimas aos prejudicados. Segundo o TRE, os mesários se confundiram com a identificação e registraram o voto em nome da pessoa errada.
No caso de Natal, o TRE ainda analisa o caso, pois todos os eleitores da capital têm registro biométrico. O que pode ter ocorrido, segundo a assessoria de comunicação da Justiça Eleitoral, é que o mesária ou mesário pode ter liberado para votar uma pessoa sem cadastro biométrico ou cuja biometria não foi reconhecida mas, ao digitar o número do título no terminal, inseriu os dados da homônima na lista de eleitores.
Ainda segundo o TRE, os eleitores prejudicados devem registrar reclamação na ouvidoria da Justiça Eleitoral. Além disso, os dois casos foram registrados na ata de ocorrências das seções envolvidas.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias