O melhor custo-benefício, a melhor vista ou o melhor sabor… tudo o que se procura na atualidade, em diferentes áreas, é possível encontrar com facilidade graças ao trabalho dos influencers digitais. No Rio Grande do Norte, guias gastronômicos, turísticos e de lazer vêm ganhando cada vez mais destaque nas redes sociais.
Arthur Alves é dono de dois desses perfis, o @indo.comer e o @indo.viajar no Instagram. Juntas, as páginas somam mais de 180 mil seguidores. Uma história de seis anos, que vem crescendo a cada dia.
“Desde pequeno sempre fui muito bom de boca/garfo, e sempre me interessei em conhecer novos sabores e procurar novas experiências gastronômicas. Sempre que ia nos restaurantes postava nas redes sociais, aí os amigos começaram a me incentivar a criar um perfil com dicas gastronômicas da cidade. E assim surgiu o Indo Comer, no meio de 2016. O Indo Viajar surgiu depois, no meio de 2018, com uma viagem que fiz pra Foz do Iguaçu. Sempre tive vontade de criar esse perfil pra deixar minhas viagens registradas”, contou Arthur.
Ele lembrou ainda que no início não teve lucro com as divulgações. Pelo contrário. “Por um bom tempo foi algo que investi muito. Pagava para divulgar os outros. Aí depois de alguns meses começaram a surgir as permutas (troca de divulgação por comida). Acho que no primeiro ano já comecei a ter um retorno financeiro, mas ainda muito pequeno, mais pra pagar os custos de transporte”, disse.
Atualmente, todas as divulgações nos perfis de Arthur são pagas, e até grandes marcas já viraram parceiras. “Fui aprendendo mais, estudando, fazendo cursos e tornando o trabalho algo mais profissional. E assim comecei a ter um foco maior nos perfis, que viraram empresas. Hoje é minha principal fonte de renda”, contou o influenciador.
Outro perfil que também se destaca no RN, com 182 mil seguidores no Instagram, é o @nataldicas, criado por Edu Moreno em 2016. “Inicialmente era só um hobby, pois sempre amei fotografia e textos, tanto que sou formado em Letras pela UFRN. Então juntei as duas coisas e comecei a compartilhar minha rotina turística e gastronômica e a comunidade foi crescendo”, contou o dono do perfil.
Edu é servidor público e empreendedor, mas boa parte da sua renda mensal atualmente vem do Instagram. “No começo não dava dinheiro, mas hoje meu perfil é profissional e 100% monetizado. Por trás do que o público vê, existe muito trabalho e investimento”, disse.
Depois de anos produzindo tudo sozinho, Edu conseguiu montar uma equipe para ajudá-lo na produção do conteúdo. “Tenho uma equipe que me acompanha há dois anos. O Jussier, que é fotógrafo, motorista e videomaker; e a Gil, que é da assessoria, produção e fechamento de parcerias. Toda a criação é minha, eles só executam o que vem na minha cabeça”, explicou o influenciador.
O conteúdo é diário, e segundo Edu, exige muito da equipe. “O Instagram exige muito do criador de conteúdo. Hoje ele precisa postar stories todos os dias, criar reels, por que a plataforma está cada vez mais exigindo vídeos curtos. Além das visitas físicas que fazemos. Trabalhamos todos os dias”, contou.
Um perfil mais recente que também vem ganhando relevância no estado é o @boracomguga. Criada em 2020, a página já possui quase 40 mil seguidores no Instagram. “Criar o guia gastrônomico foi algo que aconteceu. Sempre gostei de foto e vídeo, e sempre postava comidas em meu perfil pessoal. Aí acabou que se tornou algo para a vida”, contou o criador da conta, Guga Azevedo.
Ele explicou que enfrentou um desafio ainda maior que os outros influenciadores no início: crescer em meio à pandemia. “Comecei em janeiro de 2020, aí logo depois veio a pandemia e foi um desafio enorme crescer o perfil só com delivery. Tava tudo fechado”, lembrou.
Mas o desafio não foi maior do que o desejo de Guga de continuar com o perfil. Ele persistiu e atualmente já consegue se manter com o dinheiro que ganha com divulgações. “Hoje eu tenho trabalhos constantes, praticamente todos os dias. Tenho fechado trabalhos com grandes marcas e já consigo viver dessa atividade, contou.
“Vejo que muitos entram nesse ramo só para tentar ganhar uma grana ou conseguir permutas e desistem logo, porque o propósito não poder ser esse. Tem que ter paixão pelo que se mostra”, finalizou Edu, do Natal Dicas.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias