Geral

Presidente da ABCC cobra apoio para retomada da carcinicultura potiguar

Itamar Rocha aproveitou o café da manhã de lançamento da 18ª edição da Fenacam, nesta quinta-feira (13), para reforçar o discurso com agentes financeiros oficiais, Poder Público e representações da sociedade

por: NOVO Notícias

Publicado 13 de outubro de 2022 às 16:59

Itamar Rocha, presidente da ABCC

Itamar Rocha, presidente da ABCC – Foto: Divulgação

Em pronunciamento firme, durante café da manhã de lançamento da 18ª edição da Fenacam’22, nesta quinta-feira (13), no Sebrae/RN, Itamar Rocha, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão – ABCC e promotor do evento, enfatizou o potencial do Rio Grande do Norte e do Nordeste para o desenvolvimento da Carcinicultura e Aquicultura e mostrou a importância da tradicional Feira Internacional do Camarão para o fomento da carcinicultura, piscicultura e malacocultura brasileiras.

“A Fenacam’22, pela sua importância como atratora de tecnologias e capital, representa uma destacada oportunidade que precisa ser explorada pelos governos e, especialmente, pela cadeia produtiva dessas estratégicas atividades primárias. Na verdade, a Fenacam’22 será um evento gigantesco, capaz de mobilizar todo o setor no país. E graças ao grande esforço da sua comissão organizadora foi possível conseguir um real ‘up grade’, tanto na programação de palestras, como na Feira de Aquicultura”, revelou Itamar Rocha, presidente da ABCC.

Este ano, a Fenacam’22 contará com uma programação muito rica em conteúdo e negócios, além de uma feira com mais de 200 estandes. Os simpósios de carcinicultura e aquicultura vão contar com 200 empresas expositoras e 200 trabalhos técnicos e científicos, além da participação de cinco Universidades: UFRN, UFPE, UFRPE, UFERSA e UFCE.

Presente no evento da manhã desta quinta-feira (13), no Sebrae/RN, o prefeito de Natal Álvaro Dias se solidarizou com o presidente da ABCC e também falou da importância do setor na geração de empregos. “A gente fica muito sensibilizado com a carcinicultura, uma atividade natural para a região. Temos que multiplicar essa atividade em Natal e no Rio Grande do Norte. É uma atividade que precisa ter apoio do Poder Público. E como prefeito quero abrir um diálogo com o setor para vê o que é preciso fazer para fomentar a carcinicultura”, afirmou o prefeito. “Natal tem uma vocação natural para a carcinicultura. Com apoio da iniciativa privada, precisamos fomentar e expandir o setor para gerar mais emprego e renda”.

Também presente no lançamento da Fanacam’22, o secretário de Pesca do Estado, Guilherme Saldanha, destacou a importância da carcinicultura no desenvolvimento do Semiárido potiguar e da celeridade por parte do IDEMA, no processo de licenciamento da Carcinicultura Potiguar. Ele disse que a carcinicultura é o caminho do desenvolvimento do Semiárido e que tem um potencial gigante de gerar emprego. “Tem muita coisa para fazer para tornar o Rio Grande do Norte um grande exportador desse setor”, avaliou Saldanha. “É um segmento que gera muito emprego para o estado. O que precisamos fazer é simplificar cada vez mais a questão do licenciamento ambiental. Evidentemente que já avançamos muito nesta área. Hoje, por exemplo, já se pode tirar uma licença pelo computador”, revelou o secretário.

Da mesma forma, o secretário Silvio Torquato, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Sedec, ressaltou o apoio da sua secretaria ao setor de Carcinicultura, destacou que o Rio Grande do Norte oferece vários benefícios para as empresas que já atuam no estado, assim como para as novas empresas que tenham interesse em se instalar no RN.

Fenacam’22

A Associação Brasileira de Criadores de Camarão – ABCC vai promover entre os dias 15 e 18 de novembro, no Centro de Convenções de Natal, a 18ª edição da Feira Nacional do Camarão – Fenacam’22. O tradicional evento, que melhor representa os segmentos da carcinicultura, piscicultura e malacocultura brasileira, tem como tema este ano ‘Processamento e agregação de valor com foco nos mercados institucionais brasileiro e nas exportações’.

A Fenacam 2022 cresceu ainda mais e vai contar com 200 estandes, representando mais de 100 empresas nacionais e internacionais do setor, além de entidades financeiras e segmentos do Poder Público. Contempla ainda eventos técnicos e comerciais:

XVIII Simpósio Internacional de Carcinicultura;

XV Simpósio Internacional de Aquicultura;

XVIII Festival Gastronômico de Frutos do Mar;

XVIII Sessões Técnicas e Cientificas – Aquicultura e Carcinicultura;

XVIII Feira Internacional de Serviços e Produtos para a Aquicultura.

Os Simpósios Internacionais de Carcinicultura e Aquicultura vão contar com 45 palestras (nacionais e internacionais), com renomados especialistas e diretores executivos de empresas e autarquias públicas, representando 13 Países: Brasil: México, Malásia, China, Itália, Equador, Noruega, Estados Unidos, Peru, Espanha, França, Índia e Tailândia. Nas sessões técnicas, além das 3 Palestras Magnas, serão apresentados 200 trabalhos científicos, sendo 67 com apresentações oral e 137 através de ‘pôster’.

A Fenacam 2022 conta com o apoio dos Governos Estadual e Federal, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Sebrae Nacional, Fecomércio – RN, FIERN, FAERN, Banco do Nordeste, Tecnarão e Bomar Pescados.

Tags