Geral

Coluna Novo Direito – 26 de setembro

por: NOVO Notícias

Publicado 26 de setembro de 2022 às 17:30

Voto consciente, democracia e aprimoramento das instituições

No próximo domingo, dia 02 de outubro de 2022, será realizado o primeiro turno das Eleições para os cargos de Presidente da República, Senado, Governo, Deputados Federais, Distritais e Estaduais.

Numa época de polarização política, existe uma expectativa de mudança ou manutenção do atual cenário político brasileiro.

Nessa ocasião, a responsabilidade do eleitor no exercício do seu voto consciente é um forte instrumento para decisão sobre qual tipo de nação que queremos.

Mas como podemos exercer o voto consciente? O eleitor necessita conhecer o processo eleitoral brasileiro, respeitá-lo e também entender sobre o que ofende a moralidade da disputa eleitoral, pois este exercício poderá contribuir para a conscientização na escolha dos seus representantes.

Todos nós ao depositarmos o nosso voto também estamos dando credibilidade ao sistema eleitoral, pois estaremos exercendo a liberdade e democracia que os candidatos e grupos políticos defendem, assim respeitaremos as instituições brasileiras que necessitam ser eficazes e sólidas, aptas a lidar com todas as exigências que o momento exige.

Então, logo, a cada crítica as instituições e sistema é uma abertura para evolução e aprimoramento da democracia. Todos nós temos responsabilidade sobre o tema.

Espero que o próximo domingo (02/10/2022) seja mais um marco histórico positivo para a democracia brasileira, num país onde todos são iguais, até no posicionamento de cada um,  pois todo voto possui o mesmo peso no momento da decisão.

Qual a sua opinião sobre o tema? O que seria consciência democrática? Existe uma grande polêmica envolvida, pois o que está em jogo é o futuro do país e não a conservação de grupos partidários.