Pela segunda vez, o ABC é finalista de um Brasileiro e o bicampeonato da Série C pode vir para coroar o acesso duplo, saindo da 4ª para a 2ª Divisão em dois anos. Caso conquiste esse título, o Mais Querido será apenas o segundo clube nordestino com dois títulos na mesma divisão.
Já classificado para a Série B, o ABC ficou no 0 a 0 com o Figueirense, no Orlando Scarpelli, neste sábado (24), e confirmou a vaga na decisão da Terceira Divisão. Fora de casa, a equipe recebeu uma grande pressão dos mandantes, mas conseguiu suportar e está entre os dois melhores times da competição.
Com o resultado, o ABC chegou aos 12 pontos em seis jogos, terminando na liderança de forma isolada. O Vitória, com nove, terminou em segundo.
A definição do outro finalista veio neste domingo. O Mirassol venceu a Aparecidense-GO, em casa, pelo placar de 2 a 1 e terminou o quadrangular do grupo B na liderança.
O clube potiguar decidirá a competição contra o Mirassol em duas partidas, sendo a primeira em Natal e a segunda no interior paulista.
O objetivo do ABC é o bicampeonato, algo praticamente inédito no futebol nordestino. Até hoje, 11 clubes da região já conseguiram títulos nacionais, mas apenas um teve dois na mesma competição: o Bahia, campeão do Brasileirão em 1959 e 1988.
O Sport também tem dois títulos de elite, com o Brasileiro de 1987 e a Copa do Brasil de 2008 – mas não na mesma competição. O Leão ainda teve chances de bicampeonato na Série B. Após o título de 1990, foram dois vices (2006 e 2019) e duas vezes em 3º (2003 e 2013).
E apenas mais um nordestino aparece na lista dos quase bicampeões: o próprio ABC. Isso porque, com aquela eliminação para o Guarani na semifinal de 2016, o Elefante garantiu a terceira colocação da Série C daquele ano. Agora, mais uma chance do bicampeonato.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias