O rei Charles III foi oficialmente anunciado como monarca da Grã-Bretanha no sábado, em uma cerimônia cheia de pompa, de tradição antiga e simbolismo político – e, pela primeira vez, transmitida ao vivo. Charles se tornou rei automaticamente após sua mãe, a rainha Elizabeth II, morrer na quinta-feira, mas a cerimônia de adesão é um passo constitucional e cerimonial fundamental para apresentar o novo monarca ao país.
Dezenas de políticos do passado e do presente, incluindo a primeira-ministra Liz Truss e cinco de seus antecessores, reuniram-se nos apartamentos ornamentados do Palácio de St. James para a reunião do Conselho de Adesão. Eles se encontraram sem Charles, confirmando oficialmente seu título, rei Charles III. O rei se juntou a eles para fazer uma declaração pessoal, prometendo seguir o “exemplo inspirador” de sua mãe ao assumir os deveres de monarca.
O novo rei aprovou formalmente uma série de ordens – incluindo uma que declara feriado no dia do funeral de sua mãe. A data do funeral de estado não foi anunciada, mas espera-se que seja por volta de 19 de setembro.
Esta é a primeira vez que a cerimônia de adesão é realizada desde 1952, quando a rainha Elizabeth II assumiu o trono.
Charles foi acompanhado na cerimônia por sua esposa Camilla, a rainha consorte, e seu filho mais velho, o príncipe William. William é agora herdeiro do trono e conhecido pelo título de Charles, Príncipe de Gales.
A cerimônia terminou com um oficial real proclamando publicamente o rei Charles III como monarca de uma sacada do palácio – uma relíquia de séculos passados, quando esta teria sido a primeira confirmação oficial que o público teve de seu novo soberano. Fonte: Associated Press
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias