O jornalista Rubens Lemos Filho, cronista esportivo do futebol potiguar, vai lançar na próxima terça-feira (13), às 18h, no Salão Nobre da AABB, em Natal, um livro sobre um dos principais estádios do Rio Grande do Norte. Trata-se de “Juvenal Lamartine – Primeiro Estádio – Minha Versão”, uma reportagem de 480 páginas, que o próprio escreveu desde 2019 e que levou três anos de apuração.
“É o meu sexto livro e o quinto abordando a temática do futebol. Escrevi sobre o Machadão, demolido para a Copa do Mundo e o Juvenal Lamartine faz parte de minha infância, é um lugar para mim sagrado na vida, que frequentei desde os oito anos de idade, tenho 52 hoje em dia”, conta Rubens.
Segundo o jornalista, “Juvenal Lamartine – Primeiro Estádio – Minha Versão” detalha as histórias, mistérios, lendas, clássicos e a trajetória de craques componentes desse verdadeiro “santuário” do futebol. Rubens destaca que fez um trabalho minucioso a fim de escrever sobre a praça esportiva, incluindo pesquisa de informações em acervos raríssimos, ouvir depoimentos, checagem de dados, entrevista com personagens e revisitar a poeira de arquivos para produzir a reportagem.
“Mostraremos os detalhes que levaram o governador – que dá nome ao estádio -, a decidir construí-lo e a multiplicidade de emoções passadas lá. Com os jogadores locais Alberi, Jorginho, Saquinho, Cezimar, Pedrinho, Valdomiro, entre outros, e nomes de inegável importância nacional e internacional, padrão Pelé, Garrincha, Zizinho, Barbosa, Ademir da Guia, Telê Santana, Jairzinho, Pinga do Vasco, o goleiro Manga, Paulo Cézar Caju, Edu do Santos, Bellini, o primeiro capitão campeão do mundo pelo Brasil e astros internacionais, como os jogadores do Alianza Lima, base da seleção peruana que enfrentou o Brasil na Copa de 1970”, explicou Lemos.
O livro reúne 480 páginas e tem o valor sugerido de R$ 80,00. Rubens não esconde a satisfação de ter concluído uma obra que terá expediente daqui a décadas ou séculos.
“Vamos mostrar a cidade antes e após a inauguração do estádio em 1928. Abordaremos todas as disputas e decisões de cada ano, (período consecutivo até 1972) e em três campeonatos (1984/86/97) que foram jogados no Juvenal Lamartine por eventuais interdições no Estádio Castelão (Machadão). Mergulhei na pesquisa e graças a Deus e a amigos como Jussier Santos, Maeterlinck Rêgo, Alex Medeiros e Nilo Vila, não desanimei, porque passei e passo problemas pessoais importantes. Para enfrentá-los, contei com a força deles e me dediquei ao JL”, destacou ainda o jornalista.
Quem quiser pesquisar sobre o Juvenal Lamartine vai precisar ler esse documento. O lançamento no dia 13 de setembro será na AABB, em Natal, com início às 18h.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias