A principal via de ligação entre a Zona Norte e as demais regiões de Natal, a avenida Felizardo Moura, sofrerá mudanças a partir do próximo dia 18, quando a via será interditada para início de obras estruturantes que deverão durar por um período de 18 meses. Motoristas deverão utilizar rotas alternativas para fazer o trajeto que hoje é realizado por meio da Ponte de Igapó.
As obras, inicialmente previstas para começar no mês de junho, foram adiadas para julho, agosto e finalmente começarão neste mês de setembro. O projeto será executado em quatro etapas, contemplando drenagem, pavimentação, calçada, ciclovia e a implantação de faixa reversível a ser instalada na parte central da via, sendo a última fase da obra, a construção de uma trincheira sob o Complexo Viário Governadora Wilma Maria de Faria, conhecido também como Viaduto da Urbana.
O atraso no início da obra foi explicado pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB), que atribuiu a demora ao cumprimento da burocracia, em entrevista coletiva à imprensa, realizada nesta sexta-feira na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal.
“Esta é uma obra que já vinha sendo anunciada. Houve uma certa demora para o início dela, pois tivemos que cumprir a legislação como deve ser cumprida. É uma obra de que Natal necessitava há mais de 40 anos”, disse o prefeito de Natal.
Os primeiros serviços já começam neste domingo (4). A partir das 8h, equipes da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) iniciarão o processo de retirada e realocação da atual rede de energia elétrica instalada na avenida. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) também estará trabalhando na região, fazendo as modificações necessárias na rede de tubulações para que fique adequada à nova avenida Felizardo Moura. Essa etapa tem previsão de conclusão em 15 dias.
A partir da finalização dos serviços a serem realizados pela Caern e Cosern, as intervenções na avenida começarão no sentido Centro. Essa etapa está prevista para começar no próximo dia 18, quando também se iniciará a interdição da via, que ficará disponível apenas para transporte público coletivo, veículos de emergência e de serviços públicos. Para os demais motoristas, a recomendação é para uso de rotas alternativas: a ponte Newton Navarro para os moradores do lado Leste e central da cidade; e o trecho que passa por Macaíba e São Gonçalo do Amarante para os moradores das regiões Sul e Oeste.
“Em um primeiro momento, todos terão um prejuízo porque vão aprender a se deslocar por novas rotas. Os primeiros 10 dias serão bastante difíceis para as pessoas da região da Felizardo Moura. Mas nós vamos acompanhar e criar alternativas para os motoristas”, diz o secretário adjunto de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Walter Pedro.
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