Fátima Bezerra, Fábio Dantas, Clorisa Linhares e Styvenson Valentim estiveram presentes no Fórum Caminhos do RN, onde mostraram o planejamento para economia potiguar para a próxima gestão
Publicado 26 de agosto de 2022 às 17:08
Empresários de vários setores da indústria potiguar se reuniram nesta sexta-feira (26) para ouvir as propostas para o desenvolvimento econômico do RN de quatro candidatos ao Governo do Estado do RN. O encontro aconteceu durante o Fórum Caminhos do RN, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte.
A primeira a participar, a candidata à reeleição Fátima Bezerra revelou que pretende, em um possível segundo mandato, propor a definição do Marco Legal das Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Estado, se comprometendo a enviar um Projeto de Lei à Assembleia com a regulamentação do tema.
A governadora falou também sobre o que ela tem em mente como prioridade para o Estado caso seja reeleita. “Primeiro é a questão do desenvolvimento. Nós vamos avançar cada vez mais na geração de emprego, melhoria da renda do povo, no combate à fome, a ampliação e o fortalecimento das políticas sociais, principalmente na área de segurança, que estamos reduzindo índices de violência, mas precisa ser feito muito ainda. Na saúde, fortalecer o SUS cada vez mais, e a educação, que é uma agenda que vai merecer num segundo mandato uma atenção muito mais especial, dado que foi uma área muito afetada em decorrência da economia”, declarou a governadora Fátima Bezerra.
O candidato do Solidariedade, Fábio Dantas, foi o segundo a receber a Agenda Caminhos do RN e a apresentar as propostas que tem para o desenvolvimento econômico do Estado. E o destaque primário apresentado por ele é a proposição de maior liberdade econômica no Rio Grande do Norte.
“Temos que mandar, ainda no primeiro mês de governo, um projeto de liberdade econômica que chegue à Assembleia Legislativa ainda no primeiro dia de governo, que trate de todas as legislações protecionistas do Estado que não colaboram com nossa economia”, disse o candidato Fábio Dantas.
O terceiro candidato da sequência seria Danniel Morais, do PSOL, no entanto, ele não compareceu, e enviou uma carta justificando a ausência que se deu em decorrência da morte de um familiar.
Logo após, a candidata Clorisa Linhares, do Brasil 35, recebeu a Agenda e fez a apresentação dos planos econômicos para o Rio Grande do Norte, caso seja eleita. Ela destaca a importância do Fórum e da interação do Governo com a indústria para que as ideias possam se tornar realidade no Estado.
“Acredito que todo e qualquer governador que chegue lá deveria vir aqui à Casa – da Indústria – para trazer as ideias, tirá-las do papel e colocar em prática. Se fizerem isso, com certeza o Estado vai ficar em outra condição”, disse Clorisa.
Por fim, o último candidato convidado a receber o documento produzido pela Fiern foi o senador Styvenson Valentim, candidato do Podemos ao Governo do RN. No discurso de apresentação de propostas expôs o enfoque nítido na diminuição da estrutura do Estado para que, segundo ele, possa ser gerido com mais eficiência e economia.
Sobre como pretende fazer o enxugamento da máquina pública, o candidato disse: “o problema, muitas vezes, é uma reorganização, não só das secretarias, um redimensionamento do efetivo do servidor público, pois ele pode estar disperso ou mal utilizado. A redução da máquina pública não é só para a economia. É para ela também, mas também é para torná-la eficiente, leve, rápida, acessível às pessoas”.
Agenda Caminhos do RN prioriza dez eixos de atuação
Durante o Fórum também foi apresentada e entregue a todos os candidatos, a Agenda Caminhos do RN, que lista dez tópicos essenciais para a retomada do processo de industrialização do Estado, para melhorar a atração de investimentos externos e, indiretamente, contribuir para a saúde fiscal com o aumento de arrecadação e geração de empregos. Em cada um dos pontos é apresentado um diagnóstico do cenário atual, bem como as demandas e prazos de políticas públicas para alavancar avanços, além dos agentes públicos que precisam estar envolvidos em cada tema.
O novo documento, elaborado pelo MAIS RN, unidade de planejamento estratégico contínuo da FIERN, está integrado metodologicamente à publicação “Propostas da Indústria para as Eleições Presidenciais 2022”, da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), que traz uma agenda nacional de desenvolvimento industrial. Dessa forma, a Caminhos do RN não apenas dialoga com as especificidades e peculiaridades do estado, mas também está alinhada a uma agenda de cunho nacional.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias