O primeiro buggy elétrico do Brasil para uso nas dunas, fabricado no Rio Grande do Norte pela empresa local Buggy Selvagem, foi lançado nesta quinta-feira (25), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do RN (FIERN). O veículo foi apresentado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do RN (Senai-RN), durante o Workshop Brasil-Alemanha de Veículos Elétricos. A produção também contou com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e com a Câmara de Indústria e Comércio da cidade de Trier (EIC Trier), da Alemanha.
O lançamento ocorrido hoje antecipa em quatro meses a previsão inicial que era de que o protótipo estivesse pronto em dezembro, conforme noticiado pelo NOVO no ano passado. Pensado com base nas pautas sustentáveis que norteiam as decisões de autoridades do mundo, o buggy elétrico deve entrar na rota do turismo local no final do ano de 2023.
“Nós esperamos ter um carro capaz de cumprir toda a rota de turismo que faz os passeios hoje, com o mesmo conforto e desempenho que originalmente as unidades do Selvagem possuem”, diz Rodrigo Mello, diretor do Senai.
O veículo tem autonomia total estimada em 100 quilômetros por carga completa, e pode atingir uma velocidade máxima de 120 km/h. A recarga completa pode ser feita em tomadas domésticas em período que leva de 3 a 4 horas. A autonomia deverá ser aumentada conforme o projeto, que está sendo tocado sob os cuidados do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), for avançando.
“Estamos lançando o produto hoje e segue, agora, o processo de evolução do carro, com testes, análises de desempenho e a definição da política comercial por parte da Selvagem”, complementou Rodrigo Mello.
Além da vantagem da diminuição de degradação do meio ambiente, dado que o veículo não emitirá CO2, o Buggy Selvagem Elétrico também garante redução de ruído; redução no custo com manutenção e economia no gasto com combustível de 80% em relação aos veículos movidos à combustão.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias