Geral

Quase 50% das urnas eletrônicas serão utilizadas pela primeira vez no RN

Novos modelos foram apresentados em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, no auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral

por: NOVO Notícias

Publicado 25 de agosto de 2022 às 16:50

Novas Urnas Eletrônicas

Quase 50% das urnas serão utilizadas pela primeira vez no RN – Foto: Kevin Muniz/NOVO Notícias

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) apresentou em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (25), os novos modelos de urnas eletrônicas que serão utilizados nas eleições de 2022.

Segundo o Tribunal, 3,4 mil novas urnas serão utilizadas pela primeira vez nas eleições de outubro, totalizando 46% das unidades que estarão aptas para serem usadas durante o pleito. A vida útil destes novos modelos está entre dez e 12 anos.

Entre as novidades nesses itens está o terminal do mesário, com tela totalmente gráfica e sensível ao toque, sem teclado físico. Dessa forma, enquanto uma pessoa vota, outra pode ser identificada pelo mesário, aumentando a velocidade com que é feita a votação, diminuindo filas.

Elas também contam com um processador 18 vezes mais rápido que o anterior e uma bateria que não precisará ser recarregada até o final da vida útil da urna. Em caso de falta de energia, o modelo também segue funcionando normalmente.

Leia mais: TRE-RN espera concluir apuração das eleições em até três horas

Durante a entrevista coletiva, o secretário de Tecnologia da Informação e Eleições do TRE-RN, Marcos Maia, garantiu a segurança e confiabilidade na votação eletrônica.

“Nós estamos já com 26 anos de urna eletrônica e não temos nenhuma prova. Tem muita falácia, principalmente dos candidatos que não obtêm os votos desejados e escolhem o sistema eletrônico como uma desculpa para dizer que os votos não chegaram”, falou Marcos.

O secretário de TI também garantiu eleições limpas e transparentes. A fala também pode ser remetida ao presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, que em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, na segunda-feira passada (22), disse que respeitaria, mas impôs uma condição: “Desde que as eleições sejam limpas e transparentes.”

“É inédito, né? Até os que estão ganhando, questionando, talvez queriam ganhar no primeiro turno. O TRE que fiscaliza, bem como, a Justiça Eleitoral, garante que todo o processo é transparente e limpo. Portanto, as eleições vão ser limpas e tranquilas no dia 2 de outubro”, ressaltou Maia.

No RN, 8.914 urnas estarão disponíveis no dia do pleito, sendo 7.675 para as seções eleitorais e o restante para contingência e reserva. Os novos modelos ficarão concentrados entre Natal e região Metropolitana.