Paulo Xavier Trindade, 84 anos, médico otorrinolaringologista, pai de três filhos, avô de três netos, diretor superintendente do Hospital Infantil Varela Santiago há 22 anos, sinônimo de força, coragem determinação e superação. A história do menino nascido e criado na comunidade da Guarita, que ficou órfão aos 4 anos de idade e era semianalfabeto até os 14, virou livro, que será lançado nos próximos dias 3 e 4 de agosto.
O “Menino da Guarita” traz, em suas 200 páginas, as memórias da infância, da adolescência e detalhes da trajetória acadêmica e profissional de Dr. Paulo Xavier. Repleta de fotografias que ilustram vários momentos de sua vida, a obra demonstra como se constrói uma reputação ilibada e como se passa do consultório à desafiadora atividade de administrar um hospital filantrópico que corria o risco de ser extinto e passou, sob sua administração, a ser referência nacional na assistência hospital infantil.
Após perder pai e mãe para a tuberculose, o menino Paulo passou a viver com a avó. A pobreza e a exposição à marginalidade poderiam ter mudado o rumo da sua vida, mas os sucessivos desafios que vieram pela frente o tornaram o homem digno e reconhecido de hoje.
“Eu era muito moleque. Vivia na rua, aprontava muito. Mas, apesar de ser analfabeta, minha avó sempre foi uma batalhadora e lutou até as últimas para que eu não enveredasse pelo caminho das drogas lícitas, ilícitas e para o crime ‘comum’. Depois, apareceu em minha vida um anjo, o sargento naval Francisco Luciano de Oliveira, que me pegou pelo braço e me levou para estudar na Escola Almirante Ary Parreiras, criada por ele. A partir dali, eu me dediquei à educação e passei a entender que só o estudo e muito esforço poderiam mudar a minha realidade e o meu futuro. Tudo que me tornei foi através da Educação e é nisso que acredito”, afirmou Paulo Xavier, acrescentando que pretende, com a sua história, inspirar outros jovens. “Meu maior desejo é mostrar aos jovens que é possível ultrapassar as barreiras da pobreza e atingir um objetivo pré-estabelecido”, completou o médico.
Ele conta que, após o Ary Parreiras, foi estudar na Escola Industrial, local onde foi estudante, professor e médico. O então estudante iniciou o curso de Medicina aos 25 anos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na qual também exerceu a função de docente. Atuou, ainda, como médico da Aeronáutica. “Fiz e fui tudo o que tinha para ser. Sou orgulhoso da trajetória que trilhei e espero que isso possa servir de exemplo para que outras pessoas percebam que a nossa força e dedicação é maior do que qualquer barreira”, concluiu.
O lançamento do “Menino da Guarita” acontecerá no dia 3 de agosto para colaboradores do Hospital Infantil Varela Santiago, no auditório da instituição, das 9h30 às 12h. Já para convidados e público em geral, o livro será lançado no dia seguinte, 4 de agosto, no Iate Clube de Natal, das 16h às 19h. O livro foi escrito pelo professor aposentado da UFRN, pesquisador e memorialista Tarcísio Gurgel tendo como apoio um trabalho de pesquisa acadêmica realizado pela jornalista Suelen Gurgel.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias