Relatório FOCUS, disponível na plataforma MAIS RN, mostra tendência de queda na inflação
O MAIS RN, unidade de economia e pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), atualizou em sua plataforma online as informações do novo Relatório FOCUS, divulgado pelo Banco Central, nesta segunda-feira (25). A publicação mostra a tendência de queda na projeção da inflação e alta na expectativa para o PIB.
Publicado pelo Banco Central, o Relatório FOCUS traz as projeções do mercado financeiro para os principais indicadores da economia. Atualmente, a publicação coleta informações de cerca de 140 instituições para os relatórios divulgados todas as segundas-feiras.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que calcula o preço de uma cesta básica nos últimos 30 dias em 13 cidades diferentes para medir a inflação no período, caiu pela quarta semana seguida. Na última semana, o valor foi de 7,54%, enquanto neste Relatório o índice foi de 7,30%.
Já a variação do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país no ano, subiu para 1,93%, mantendo a tendência de alta há um mês. A projeção do PIB para 2023 caiu para 0,49%.
Outra medição publicada no Relatório é a projeção da taxa SELIC, ou taxa básica de juros, que se mantém em 13,75% ao ano, com projeção também estável de 10,75% a.a. para 2023. Principal instrumento de política monetária do BC para controlar a inflação, esse medidor influencia todas as outras taxas de juros (dos empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras).
Por fim, o Relatório mostra alta na taxa de câmbio — o custo do real em relação ao dólar americano. A medição é de 5,20 para 1. A projeção para o câmbio de 2023 também subiu, de 5,10 para 5,20.
Para acessar os números detalhados do Relatório FOCUS, acesse a publicação na plataforma digital do MAIS RN (Com informações da FIERN).
Acelera peças
Um aplicativo criado por uma empresa potiguar de tecnologia promete facilitar a vida de quem precisa adquirir peças para seu veículo. Com essa nova solução, o consumidor final não tem de entender de mecânica para comprar o item exato que seu carro precisa, podendo comparar preços, sabendo o prazo exato em que o produto vai chegar e, na maioria das vezes, por um frete semelhante ao da entrega de um lanche pelo iFood. O aplicativo se chama Acelera Peças e nasceu de uma parceria entre a empresa de tecnologia Hubbi e o grupo Acelera Máxima, do influenciador digital do mundo automotivo João Pedro, o Pepeu. O lançamento, voltado para a imprensa e convidados, vai acontecer na próxima quarta-feira (27), no auditório do Sebrae, às 18h30. O Acelera Peças trabalha com um banco de dados com mais de 400 mil produtos cadastrados. A solução já se encontra disponível para ser baixada pelo consumidor tanto em sistemas Android como em Ios.
Exportações
A exportação de frutas do Rio Grande do Norte deverá sofrer uma redução em torno de 20% na safra que inicia no próximo mês, apontou reportagem do jornal Tribuna do Norte. A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Grande do Norte (COEX-RN) apontam que fatores externos e econômicos deverão reduzir a quantidade de frutas exportadas pelo Rio Grande do Norte, especialmente o melão, carro-chefe da fruticultura potiguar.
Tributação
O Sebrae no Rio Grande do Norte passou a oferecer suporte aos pequenos negócios que estão em situação irregular junto à Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) e correm o risco de ter a inscrição estadual cancelada. Em parceria com a SET-RN, o Sebrae está auxiliando as empresas que foram notificadas acerca das irregularidades e os atendimentos estão sendo feitos pelas equipes de analistas técnicos nas agências de Natal e do interior do estado. Ao todo, são 38 mil empresas, sendo, ao menos, 17 mil enquadrados na categoria de Microempreendedor Individual (MEI).
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias