Chegamos em uma das semanas mais aguardadas dentro do calendário eleitoral de 2022. A partir da próxima quarta-feira (20), estará aberto o prazo para que partidos políticos possam realizar as convenções com intenção de deliberar sobre coligações e escolha de nomes que concorrerão nas eleições deste ano.
No Rio Grande do Norte alguns encontros já têm dia e hora marcados. Como é o caso do Partido dos Trabalhadores (PT), que unido nacionalmente por meio do novíssimo instituto das “federações partidárias”, marcou para o próximo dia 23, sábado, a sua convenção ao lado do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e do Partido Verde (PV), que juntos formam a “Federação Brasil da Esperança”. A data foi anunciada com bastante antecedência pelo diretório estadual do PT, que no primeiro dia do mês de julho enviou um comunicado à imprensa agendando o encontro. Além da definição do dia, o comunicado também adiantou alianças para a formação da chapa majoritária e que devem ser deliberadas no próximo sábado.
Devem compor o partido da governadora, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) presidido pelo deputado federal Walter Alves, que é o indicado da sigla para ser o vice de Fátima Bezerra, e Partido Democrático Trabalhista (PDT), do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, que deverá compor a chapa disputando a vaga de senador.
E por falar em MDB, o partido também já divulgou a data para a sua convenção cartorial. O dia escolhido é o mesmo do PT, 23 de julho, próximo sábado, a partir das 9h, no auditório do edifício Executive Park, mesmo endereço onde funciona a sede do diretório estadual da sigla. No encontro serão homologadas as candidaturas emedebistas deste ano, conforme manda a legislação eleitoral. Logo em seguida, acontecerá um evento um pouco menos formal, em outro lugar, na Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti (Floca), onde os bacuraus se encontrarão com correligionários e membros de outros partidos.
Oposição definiu, mas desmarcou encontro
Se a base situacionista está com datas bem definidas, o mesmo não se pode dizer da oposição, que até chegou a ter data para que fosse realizada a convenção do Solidariedade, partido do pré-candidato Fábio Dantas, mas precisou adiar a reunião, pois o pré-candidato ao Governo do Estado testou positivo para covid-19 na última sexta-feira (15). O ex-vice-governador suspendeu toda a sua agenda.
O presidente estadual do Solidariedade foi o responsável por anunciar o adiamento. Ele ainda disse que uma nova data só será divulgada após o “pleno restabelecimento” da saúde do pré-candidato Fábio Dantas. Sendo assim, segue indefinida a data em que o partido homologará os nomes dos seus candidatos.
Outro partido que já tem previsão para realizar a sua convenção é o Podemos, do senador Styvenson Valentim, que pode se tornar um concorrente ao Governo do Estado ainda. O Capitão vem falando sempre sobre essa possibilidade, mas jamais deu uma definição se realmente vai entrar na corrida ou não. De certo, ele tem até o dia 5 de agosto para tomar a decisão. A data representa o último dia no calendário eleitoral para que os partidos façam as convenções, e o senador já disse que só vai anunciar se será candidato ou não no prazo limite. Por isso, a sigla deve fazer o seu encontro para homologação de candidatura apenas no próximo dia 5.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias