Que as mulheres são maioria no Brasil nós sabemos, mas esse número ainda não é refletido em políticas públicas voltadas ao segmento por diversos fatores sociais e históricos. Um deles é a falta de representatividade em casas legislativas de todo o país. Em Natal, essa fragilidade pode ser diminuída a partir da proposição da vereadora Divaneide Basílio (PT-Natal), que aprovou na Câmara Municipal, na última quinta-feira, 9, o Projeto de Lei que cria um “Dossiê de Mulheres”.
O texto da matéria desperta para a necessidade de um arcabouço que registre os indicadores sociais sobre o gênero na cidade. A partir dele, as políticas públicas poderão ser desenhadas com a real necessidade e demanda da parcela feminina, em direitos como educação; saúde e serviços relacionados; estruturas econômicas e acesso a recursos sociais.
A autora do PL, Divaneide, explica que há um longo caminho a ser percorrido em direção à igualdade de gênero, ou seja, um cenário em que homens e mulheres gozem dos mesmos direitos e oportunidades em todas as dimensões.
“É fundamental mostrar a transversalidade que abarca a agenda das mulheres e das desigualdades de gênero. A partir dessa iniciativa, a gente quer tornar efetiva a política que vá ao encontro da igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas, uma meta a ser alcançada em diversas frentes para um desenvolvimento sustentável. Isso é sobre nossas vidas” declarou a parlamentar, que também é presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Casa.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias