Política

Empresários do turismo apresentam demandas do setor a Rogério Marinho

O pré-candidato ao Senado e ex-ministro do Desenvolvimento Regional participou de uma sabatina realizada pela ABIH-RN na manhã desta terça-feira (14)

por: NOVO Notícias

Publicado 14 de junho de 2022 às 11:32

Rogério Marinho

Rogério Marinho, pré-candidato ao Senado Federal – Foto: Cedida

Para discutir pautas relacionadas ao turismo e propostas de incentivo ao setor, a Associação Brasileira de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH/RN) reuniu empresários de vários segmentos da área em uma sabatina com o ex-ministro e pré-candidato ao Senado, Rogério Marinho. O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (14), na sede da instituição.

De acordo com o presidente da ABIH/RN, Abdon Gosson, o setor promoverá encontros nos mesmos moldes com pré-candidatos ao Governo do Estado e ao Senado Federal e, ainda, com alguns pré-candidatos a deputados federais e estaduais. “Nós queremos que haja um comprometimento real dos pré-candidatos com o turismo. Eles já sabem que a indústria que mais gera emprego no Rio Grande do Norte é o turismo. Se essa indústria crescer rapidamente, nós teremos milhares de empregos, a arrecadação aumenta, a economia cresce. Então, nós queremos propor, mas também precisamos ouvi-los. Não queremos que nenhum deles se utilizem indevidamente do turismo ao longo da campanha dizendo que vão criar incentivos, mas que não fazem nada pelo setor”, explicou.

O pré-candidato a senador respondeu a algumas perguntas e falou sobre a importância do turismo para o Estado. “Este é um dos setores mais importantes da nossa economia. O Rio Grande do Norte, a partir do declínio da atividade petroleira aqui no Estado, passou a ter a atividade turística como principal propulsora da nossa economia e geradora de empregos. Mais de 70 segmentos da nossa economia são impulsionados pelo turismo. E aqui temos uma série de temas que precisam ser refinados por aqueles que estão na atividade. Os temas vão desde a seguranca pública, que é importante para quem mora e quem nos visita, passando pela infraestrurura que inclui o saneamento, por exemplo, e obras que permitem que as pessoas possam ter acesso aos pontos turísticos mais relevantes, até à necessidade de consolidar uma malha aérea intraregional. Há pouca oferta de voos dos estados vizinhos para o Rio Grande do Norte e isso precisa ser dinamizado e impulsionado” , pontuou Rogério Marinho.

O setor de serviço, em especial o turismo, representa 70% da economia, o que significa dizer que é fundamental e estratégico para a economia do RN. O turismo é o maior empregador com carteira assinada do Estado do RN. Só na hotelaria, para cada funcionário de carteira assinada, são gerados de três a cinco empregos indiretos. São 120 mil empregos formais, se considerados os informais, e indiretos pode-se chegar a 300 mil empregos. No RN, existem 670 hotéis, 21 mil apartamentos e 53 mil leitos.

Tags