Política

Coluna Daniela Freire – 30 de Maio

por: NOVO Notícias

Publicado 30 de maio de 2022 às 16:00

COLUNA DANIELA FREIRE

Jean Paul, Carlos Eduardo, Fátima Bezerra e Walter Alves

Chapa governista fechada e apresentada, faltando só um passo para a ponta do prego virar: a convenção do PT em agosto. Trabalho de articulação entregue com sucesso, mas a governadora Fátima Bezerra fez questão de dizer: “Pelo meu coração, o candidato ao Senado seria Jean Paul e o vice seria Antenor Roberto” – Foto: Reprodução/Twitter/Fátima Bezerra

Jean, a liga e a garantia
Avalizado neste domingo como o nome a ocupar a vaga de primeira suplência de Carlos Eduardo na disputa pelo Senado, já se sabe que Jean Paul Prates trabalhará para ser a ‘liga’ entre o pedetista e os eleitores de esquerda – que ainda torcem o nariz para votar no ex-prefeito de Natal – durante a campanha eleitoral. Além disso, a presença de Jean na chapa também servirá para dar consistência ao discurso de Carlos Eduardo e para garantir que, caso eleito, ele terá sempre um petista ‘fungando em seu cangote’, como revelou uma fonte à coluna.

Conselheiro de Lula
Falando em Jean Paul Prates, a coluna ficou sabendo de fonte segura que está cada vez  mais afinada a relação do senador do RN com Lula. Os encontros de Jean com o presidenciável do PT estão mais frequentes e hoje o parlamentar é considerado o homem de confiança do líder petista quando o assunto é combustível e energia. Se há qualquer dúvida, Lula não hesita em pedir conselhos a Jean-Paul…

 

Vitorioso
O grande vitorioso pela aprovação da chapa Fátima Bezerra/Walter Alves/Carlos Eduardo, referendada com a votação, neste domingo, das resoluções eleitorais do PT, foi o chefe da Casa Civil e articulador político da governadora, Raimundo Alves. Que enfrentou ernome resistência interna no partido para por em prática a sua estratégia política, e, ao final, conseguiu a aprovação da sua jogada no xadrez para 2022. Só falta mais uma etapa: a convenção partidária da legenda petista, marcada para o início de agosto.

Enfim, unidos
Em contato com a coluna, Raimundo Alves comemorou o resultado das votações durante o Encontro de Tática do PT, apesar de algumas “discordâncias”. “Agora o PT vai unido com a chapa aprovada”, garantiu. O chefe da Casa Civil aproveitou para reforçar: “Como sempre falamos, no PT fazemos o debate à exaustão, mas decidido, sempre temos unidade na ação, no caso, na campanha”.

Bom sinal
O vice-presidente do PT no RN, Daniel Valença, deu um exemplo de que a unidade partidária funcionará de verdade em torno da chapa estabelecida pelo sistema governista. Um dos poucos votos contrários às indicações para as vagas de vice (Walter) e de Senado (Carlos Eduardo), ele admitiu a derrota e proclamou: “O PT/RN decidiu pela importância da reeleição da companheira Fátima, em aliança com os Alves. Apresentamos a nossa posição divergente, que foi derrotada. Agora é unidade na construção da vitória com Fátima governadora e Lula presidente!”.

Sobrou
E quem acabou ‘sobrando’ nas votações do PT deste domingo foi o PCdoB, que perdeu vice, Senado e primeira suplência. Questionado sobre a ausência do partido, aliado de primeira hora, na chapa majoritária, Raimundo Alves afirmou que a participação da legenda comunista “ainda vai ser discutida dentro da Federação”.

O apoio Verde
O Partido Verde no RN já tem internamente uma tendência de apoio para um nome na disputa para o Senado e não é o de Rafael Motta. Pelo menos foi o que garantiu à coluna uma fonte do partido, ligada ao presidente da legenda, vereador Milklei Leite. Ela contou que apesar de todas as postagens nas redes sociais feitas por integrantes do PV e pelo presidente do PSB, e de uma “pequena insatisfação” de lideranças verdes, a sigla ainda pretende seguir a orientação da governadora Fátima Bezerra de votar em Carlos Eduardo. “Houve uma mensagem errática sobre o assunto”, afirmou o interlocutor.

Negando
Alias, após as notícias de que o PV já estaria decidido a apoiar a candidatura de Rafael Motta – e não de Carlos Eduardo – ao Senado se espalharem, depois dos encontros – bastante divulgados – entre a bancada estadual da legenda verde com o presidente do PSB, o vereador Milklei Leite foi às redes sociais para garantir que “em nenhum momento o Partido Verde fechou apoio ao Senado para o pré-candidato Rafael Motta”.