CADÊ RAFAEL?
A quem interessa fazer uma pesquisa sem incluir o nome do deputado federal Rafael Motta entre os que vão disputar o Senado?
Apesar do PSB ter oficiado os institutos de pesquisa a incluírem o nome de Rafael, o instituto ‘Bramane’ registrou uma pesquisa no TRE/RN para ser divulgada nesta terça-feira (10) sem o nome de Rafael. Lembrando que o ofício do PSB foi encaminhado no dia 2, dia do início das entrevistas que se seguiram até o dia 5, portanto, em tempo de incluir o nome de Rafael.
Detalhe da pesquisa que custou 12 mil reais: foi paga, segundo diz lá no registro do Tribunal, pelo próprio instituto. A quem interessa?
ESTILO BRASMANE
Outro detalhe besta da pesquisa do Brasmane – instituto que não aparecia nas eleições anteriores – é a ordem da lista de pré-candidatos a deputado federal. Uma espécie de pesquisa estimulada para deputado com uma ordem que nem é por candidatos com mandato, nem mesmo por ordem cronológica. A quem interessa que a lista seja iniciada por Benes Leocádio e siga, na sequência, por Robinson Faria, Garibaldi Alves, Fernando Mineiro, Rafael Motta, Girão, Natália Bonavides, Beto Rosado, Jaime Calado, Victor Hugo, Leonardo Rêgo, Márcia Maia, Henrique Alves, Doutor Pio, Samanda Alves, Lawrence, Brilhante, Kelps Lima, Carla Dickson…e em seguida por ‘Nenhum’ e ‘Branco/Nulo’…e só depois por ‘Outros’???
JOÃO MAIA CORTADO
Detalhe mais besta ainda dessa pesquisa que resolveu criar um quesito ‘estimulada’ para deputado federal: por que colocar os nomes dos atuais deputados federais e excluir solenemente apenas o deputado João Maia?
Da nominata de João, presidente do PL, nomes como o do ex-governador Robinson Faria e do deputado Girão estão na estimulada. Aliás, mesmo começando com a letra R, a décima sétima do alfabeto, Robinson é o segundo lembrado na estimulada do instituto Bramane.
BOLHA JOVEM
O deputado Rafael Motta (PSB) deverá contar com uma ‘cabo eleitoral’ de peso. A deputada federal Natália Bonavides (PT), que não engoliu ainda a candidatura de Carlos Eduardo (PDT) ao Senado, na chapa da governadora Fátima Bezerra (PT), deverá se integrar ao projeto do PSB de tentar eleger Rafael senador.
Natália é vista no cenário político potiguar, tanto na situação como na oposição, como a deputada que será reeleita com a maior votação; o que para Rafael é pra lá de interessante.
O perfil de Rafael se encaixa com o de Natália e com os grupos que a acompanham desde sua primeira eleição, para vereadora de Natal.
EZEQUIEL 13
A oposição à governadora Fátima Bezerra se animou com os dois dígitos registrados na pesquisa do instituto Seta, conferidos ao pré-candidato a governador Fábio Dantas. Fátima pontuou 34 pontos e Fábio 10, na disputa pelo Governo. Lembrando que mesmo sem ter o nome apresentado em evento político, o deputado presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, cravou 13 pontos em uma pesquisa. Ezequiel foi o nome sonhado pela oposição para concorrer com Fátima. Fábio terminou sendo o escolhido pelo bolsonarismo potiguar e teve o nome lançado pelo partido Solidariedade.
CLAP CLAP
No palmômetro registrado no evento de São Paulo, que lançou a chapa Lula/Alckmin, no sábado, a governadora Fátima Bezerra apareceu bem na foto. No evento onde Lula (PT), Alckmin (PSB), o ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB) e a ex-prefeita de São Paulo e deputada federal Luíza Erundina (PSOL) foram os mais aplaudidos, Fátima ficou ali na sequência. Apareceu para a militância como liderança nacional feminina.
E ÁLVARO?
Pergunta que não quer calar: o que faz o ex-ministro e pré-candidato a senador Rogério Marinho (PL) acenar com a chegada do prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB) ao palanque do pré-candidato a governador, Fábio Dantas (SD)?
Álvaro já deu várias entrevistas se utilizando do mesmo discurso: Fábio Dantas nem pensar, Fábio Dantas de jeito nenhum, Fábio Dantas nunca…
O que fará Álvaro, convicto em todas as suas declarações, mudar de ideia e passar a pedir votos para Fábio?
E ADJUTO?
Mais uma pergunta: filho do prefeito Álvaro Dias, o ex-secretário Adjuto Dias, pré-candidato a deputado estadual, vai estar em qual palanque nas eleições de outubro?
Filiado ao MDB, Adjuto recebeu do presidente do partido, Walter Alves, a liberdade de montar a nominata que quisesse para tentar garantir um mandato na Assembleia Legislativa.
Se seguir o aliado Walter e apoiar seu projeto de ser vice-governador, o filho do prefeito Álvaro estará no palanque da governadora Fátima Bezerra (PT). Resta saber se Álvaro Dias vai seguir o filho ou subirá no palanque de Fábio Dantas, o candidato que é de Rogério Marinho, e ‘nunca’, ‘jamais’, ‘de jeito nenhum’…dele.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias