O que é, afinal, o bairro do Alecrim? Um lugar “caótico, desordenado, decadente”? Esse é o debate proposto pelo arquiteto, urbanista e artista Daniel Viana em sua exposição Cidade em Fragmentos: montagens urbanas, que será inaugurada no dia 5 de maio, na Galeria Conviv’Art da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
“A principal motivação para o desenvolvimento do trabalho aconteceu quando, em 2017, percebi a circulação de discursos que pretendiam criar uma imagem sintética que definia o bairro do Alecrim como um lugar decadente e caótico. Esse discurso acabou servindo para legitimar uma série de transformações físicas que se pretendiam para o local: a demolição do teatro Sandoval Wanderley, a remoção do camelódromo, negligenciando completamente as populações que cotidianamente constroem e vivem o bairro do Alecrim”, declarou o artista.
Em sua pesquisa, Daniel Viana percebeu que em diversas partes do mundo e em diversas culturas, vivemos em cidades onde a experiência da população é diminuída e enrijecida. “Habitamos centros urbanos cada vez mais espetacularizados; se proliferam espaços homogêneos e cenográficos: shopping centers, condomínios, redes de fast food. Mas a experiência sensorial de cada pessoa resiste nos espacos de nossas cidades, cotidianamente”, afirmou.
Cerca de cem itens, entre fotografias, mapas, panfletos, anotações e diários de campo serão reunidos e dispostos na galeria. O artista irá propor uma montagem inicial, mas o público será convidado a continuamente intervir, modificando as narrativas e criando outros conjuntos poéticos. “As pessoas serão convidadas a alterar as imagens de posição, deixar seus próprios rastros, inserir novas imagens e escrever suas próprias narrativas, aprofundando ainda mais esse diálogo”.
A obra Cidade em Fragmentos: montagens urbanas é um desdobramento do Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo na UFRN intitulado Remontando o Lugar: alteridade, experiência e narrativa no bairro do Alecrim. De novembro de 2018 a abril de 2022 foram realizadas diferentes experiências pelas ruas de maior centro comercial de Natal.
Sobre o autor
Daniel Viana é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019). Atualmente exerce a profissão desenvolvendo projetos de arquitetura e interiores no Canto – Arquitetura que acolhe, escritório que fundou em 2019 junto com a arquiteta Débora Mendes. Foi bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras de 2015 a 2016 na Newcastle University, Reino Unido. Desde a graduação, desenvolve pesquisa na área de Estudos Urbanos, aliados à produção artística com desenho e colagem. A obra Cidade em Fragmentos busca criar interfaces entre o campo das artes e do urbanismo, e será a sua Instalação de estreia.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias