Economia

“Lucros enganosos”, diz Jean Paul sobre números da Petrobras

O senador falou sobre o assunto na omissão de Assuntos Econômicos do Senado, e justifica que os lucros são obtidos por parte dos ativos da estatal terem sido vendidos e não por produção

por: NOVO Notícias

Publicado 25 de março de 2022 às 14:52

Jean Paul Prates

Senador Jean Paul – Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Em reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, nesta quinta-feira (24), o senador Jean Paul Prates (PT), falou sobre a venda de refinarias da Petrobras e o impacto dessas negociações para o Brasil.

O parlamentar disse ainda que, em um futuro governo, se ele tiver a oportunidade de participar, ou fazer parte do apoio, se esforçará para reverter as vendas feitas ainda no governo de Michel Temer (MDB) e continuadas na administração Jair Bolsonaro (PL).

“Da mesma forma que alguém vende, pode ter a proposta de recompra. E quem comprou pode estar interessado em revender. Então não há problema nenhum com isso. Sem trauma nenhum”, disse o senador Jean Paul.

Para Jean, a alta dos preços dos combustíveis no Brasil tem reflexo sim no conflito existente entre Rússia e Ucrânia. No entanto, ele acredita que o governo conseguiria mitigar esses efeitos caso adotasse um política diferente da atual.

“Os preços dos combustíveis dispararam no Brasil e a guerra na Ucrânia tem sua responsabilidade nisso. Mas os reflexos para os brasileiros teriam sido bem menores se o governo não tivesse uma política de desmonte da Petrobras”, disse o senador em suas redes sociais.

Lucros da Petrobras são enganosos

Jean Paul Prates falou também sobre as notícias de que a Petrobras tem apresentado números positivos nos últimos anos. O parlamentar classifica os lucros anunciados como “fugazes” e “oportunistas”, visto que os números positivos foram obtidos não por meio da produção, mas da venda de parte dos ativos da empresa, como os dutos de gás do sudeste e do nordeste, vendidos ainda no governo de Michel Temer.

“Lucras assim eu também lucro. Essa sala pode dar lucro amanhã. É só vender esses balcões, esses computadores, tudo que está aqui e transformar essa sala em uma sala completamente vazia, e amanhã eu e o presidente Plínio anunciamos ‘somos os melhores gestores dessa sala. Tivemos lucro’. É isso que a administração da Petrobras faz. Anuncia lucros fugazes, oportunistas em cima da mera venda das mesas e cadeiras”, disse o senador Jean, fazendo uma comparação para tentar explicar o porquê dos lucros anunciados pela Petrobras.

Tags