Câmara deve aprovar programa de capacitação profissional para a população trans e travesti em Natal

Na última quinta-feira, 10, a matéria, de autoria da vereadora Divaneide Basílio (PT-Natal), foi aprovada em primeira discussão

por: NOVO Notícias

Publicado 14 de março de 2022 às 16:49

Foto: Reprodução

O projeto de lei do Transcidadania municipal, iniciativa que cria um programa de capacitação profissional para a população trans e travesti, vai ser apreciado em votação definitiva amanhã na Câmara Municipal de Natal. Na última quinta-feira, 10, a matéria, de autoria da vereadora Divaneide Basílio (PT-Natal), foi aprovada em primeira discussão.

Em 2019, o mesmo PL chegou a ser votado, mas foi derrotado por apenas 1 voto. Em 2020, através de emenda impositiva da parlamentar e de outros vereadores, uma versão piloto do Trancidadania foi colocada em prática, ofertando cursos profissionalizantes para mais de 60 LGBTQIA+ que vivem na capital potiguar através do Centro de Referência LGBT de Natal.

Para autora da iniciativa, que também é presidenta da Comissão de Direitos Humanos, a aprovação de uma série de legislações afirmativas e a ampliação do debate sobre essa temática dentro e fora da Casa, fez com que a correlação de forças mudasse. “Agora a expectativa é pela aprovação definitiva dessa iniciativa histórica que salva futuros e é sinônimo de cidadania para um segmento da população LGBTQIA+, cuja expectativa de vida é menor do que 35 anos no Brasil”, explicou a petista, que convidou para assistir a sessão várias organizações que atuam com a temática da sexualidade e da orientação de gênero na cidade.

Tags