Câmara aprova Projeto de Lei que institui o Dia Municipal de Combate à LGBTfobia

Projeto apresentado pela vereadora do PT, Brisa Bracchi, adequa o título do dia 17 de maio no calendário de Natal, antes chamado de Dia de Combate à Homofobia

por: NOVO Notícias

Publicado 9 de março de 2022 às 18:03

A adequação acontece a partir de Projeto de Lei da vereadora Brisa Bracchi, do Partido dos Trabalhadores – Foto: Luana Tayze

O Dia de Combate à Homofobia, celebrado em 17 de maio, passa a ser Dia de Combate à LGBTfobia em Natal. A adequação acontece a partir de Projeto de Lei da vereadora Brisa Bracchi aprovado nesta quarta-feira (09), pela Câmara Municipal de Natal (CMN). O projeto segue para sanção da Prefeitura.

De acordo com Brisa Bracchi, a Lei busca um alinhamento com questões debatidas pelo movimento LGBTI+. “A atualização da nomenclatura é muito importante, porque simboliza mais do que letras, representa sujeitos, vivências afetivas e identidades. Traz à tona pessoas em sua singularidade”, afirma.

População LGBTI na Câmara

A vereadora que propõe a o Dia de Combate à LGBTfobia é bissexual e, desde o início de seu mandato em 2021, busca colocar a população LGBTI nas discussões da Câmara Municipal. Foi assim que teve conquistas como a sanção da Lei 7.208/21 que institui a Política Municipal de Saúde Integral LGBTI, a execução de emenda que promoveu cursos de formação no Centro de Cidadania LGBT de Natal e a aprovação da Frente Parlamentar de Promoção e Defesa da Cidadania LGBTI Na CMN.

“Nosso mandato acredita e aposta na diversidade. A nossa população é diversa e pautar esse debate significa não jogar para dentro do armário discussões que são latentes. O Brasil é um dos países onde LGBTs mais morrem somente por serem quem são e nós precisamos falar sobre isso, precisamos combater essa realidade”, finaliza.