Geral

Coluna Made in RN – por Jean Valério – 14 de fevereiro

por: NOVO Notícias

Publicado 14 de fevereiro de 2022 às 17:13

COLUNA – JEAN VALÉRIO

REDUÇÃO DE MORTES VIOLENTAS NOS MAIORES MUNICÍPIOS

Finalizamos a semana anterior com a divulgação do aumento do custo por metro quadrado na construção civil no Rio Grande do Norte. Passou para R$ 1.337,76 em janeiro de 2022, valor ainda assim inferior ao nacional (R$ 1.525,48). O nosso Estado tem o menor custo de construção civil do país pelo sétimo mês consecutivo segundo dados do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices de Construção Civil (Sinapi) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O custo da mão de obra no estado potiguar aparece como o segundo menor valor do país.

O cenário acima reforça uma tese que eu defendo há alguns meses: Ainda vale muito a pena investir na aquisição de imóveis no Rio Grande do Norte. É um dos melhores Estados do Brasil para investir no setor. Isso porque o metro quadrado ainda está num preço acessível mesmo diante da inflação e do aumento dos preços dos insumos da construção civil. A tendência aponta que os preços dos imóveis devem aumentar, principalmente após a redução dos estoques, ou seja, após a comercialização dos empreendimentos que estão disponíveis hoje no mercado imobiliário.

Além dos preços atuais acessíveis, com possibilidade de valorização nos próximos meses (o que ampliaria a rentabilidade), comprar imóvel pode ser considerado um investimento de baixo risco e bastante seguro, uma vez que há expectativa de valorização. Você pode até não ganhar muito dinheiro, mas com certeza o risco de perder é muito remoto. O déficit habitacional também é alto e
continua crescendo, impulsionando ainda mais o valor dos imóveis. Muitas construtoras e incorporadoras estão planejando novos lançamentos e projetos para o mercado potiguar em 2022.

LIDERANÇA

O Rio Grande do Norte conformou sua liderança em geração de energia eólica no Brasil. O Estado tem uma potência fiscalizada (em operação) de 6,5 gigawatts (GW), o que corresponde a 30,44% do total no País. O levantamento foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que monitora dados das energias renováveis. A potência outorgada para o Estado atinge 11 GW, em 343 empreendimentos, dos quais 213 em operação. O RN também é o Estado com mais potência outorgada para os próximos anos, com previsão de 3,1 GW, em 86 empreendimentos.

CASA JARDIM

Natal vai ganhar nos próximos dias um espaço comercial inédito voltado para o segmento de casa e decoração. É o Casa Jardim, novo empreendimento do Grupo Veríssimo & Filhos. Localizado numa área nobre da Avenida Engenheiro Roberto Freire, vizinho ao Supermercado Nordestão e em frente a Ferreira Costa, o Casa Jardim possui 18 espaços comerciais disponíveis para locação. As obras estão aceleradas. Os primeiros lojistas receberão seus espaços já no mês de março. Interessados em adquirir loja no mall devem procurar o setor comercial do Casa Jardim (Priscila Tenório 84 99419 0288 ou Kacá Borges 84 99406 6545).

Tags