Geral

Coluna Daniela Freire – 14 de fevereiro

por: NOVO Notícias

Publicado 14 de fevereiro de 2022 às 17:02

COLUNA DANIELA FREIRE

Fernando Mineiro: “Qualquer que seja a decisão, o conjunto do partido a acatará”

1 – Secretário, como o senhor tem acompanhado as discussões do PT em torno das alianças para 2022? O senhor acredita que o partido votará unido em Carlos Eduardo, caso ele seja o candidato a senador com Fátima?

Mineiro – Acompanho com a certeza de que o PT decidirá pela posição que dê melhores condições de vitória e governabilidade, pois essa é a razão das alianças. E é evidente que qualquer que seja a decisão, o conjunto do partido a acatará.

2 – O senhor vai disputar as eleições para deputado federal. A sua eleição é uma prioridade para o PT no RN? Principalmente pelo fato de o senhor ter sido eleito deputado federal em 2018 e não ter assumido a vaga?

Mineiro – Sou pré-candidato a deputado federal e quero estar ao lado de Lula em Brasília para ajudar a reverter os retrocessos impostos pelo atual governo. Além de eleger o presidente é preciso também eleger uma bancada no Congresso Nacional. E Lula vai precisar de sustentação para não acontecer o que aconteceu com Dilma. E quero ajudar no diálogo e nas articulações políticas para aprovação das matérias de interesse do povo.

3 – Como titular da Secretaria Estadual de Gestão de Projetos e Metas e Coordenador do Projeto Governo Cidadão, o que o senhor destacaria como algo marcante realizado pela gestão Fátima Bezerra?

Mineiro – Além de ter colocado as finanças em dia e implementado várias ações (e nas eleições certamente o debate favorecerá a visibilidade sobre as realizações) considero que o mais marcante de é ter resgatado a credibilidade do governo, através de ações coordenadas e planejadas. Todo o Rio Grande do Norte sabe como a gestão passada estada desmoralizada e desacreditada. Hoje isso é passado. Fatima tem o respeito político da maioria da sociedade. E as pesquisas mostram isso.

4 – A oposição tem afirmado que o pagamento das folhas em atraso pelo governo não é motivo para tantas comemorações e reclama da falta de obras estruturantes. O que o senhor diz sobre isso?

Mineiro – É o retrato da pequenez da oposição que quando esteve no governo, destruiu o Estado. Pagar o funcionalismo é garantir que a economia gire. O dinheiro recebido pelo servidor é injeção direta na veia econômica. Não vai para a especulação financeira. Chega na ponta e faz girar a economia. É verdade que o pagamento dos atrasados – quase 1 bilhão de reais – reduziu em muito a capacidade de investimento do estado. Mesmo assim o estado fez vários investimentos com recursos estaduais, quer seja via arrecadação de impostos, quer seja via empréstimo junto ao Banco Mundial. Desafio a oposição a fazer o debate sobre gestão. E já deixo aqui a pergunta para quem está com saudades do caos administrativo: onde aplicaram os recursos do estado se deram calote de quase um bi no funcionalismo e não fizeram nenhuma obra?

O escolhido

Rogério Marinho já está definido como o candidato a senador de Bolsonaro no RN. O Blog Daniela Freire, no portal do Novo Notícias, divulgou a informação em primeira mão na última quinta-feira. O apurado foi que desde o final do mês de janeiro Rogério e Fábio estão ‘entendidos’ sobre o Senado.

Apoios

O martelo teria sido batido no final do veraneio, quando chegou-se ao ‘acordo’ político tão aguardado nos bastidores eleitorais de 2022. “Já há a definição. O candidato é Rogério e Fábio está só preparando o anúncio”, garantiu fonte da coluna, que convive com um dos ministros. Ele chamou a atenção para o fato de que o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, e o prefeito de Natal, Álvaro Dias, já terem declarado voto em Rogério.

Candidatura

O motivo de ainda não terem anunciado publicamente a decisão, segundo a fonte, é porque aguardam um ‘OK’ sobre a candidatura ao Governo de Ezequiel, que teria pedido um prazo até o final de fevereiro para “arrumar a casa e entregar os cargos” que tem no Governo Fátima. Depois disso, o trio – Fábio, Rogério e Ezequiel – estaria pretendendo anunciar a formação de parte do que deverá ser a chapa majoritária da oposição bolsonarista.

Gestos

Fato é que a definição por Rogério ficou nítida durante a visita do presidente ao RN para a inauguração de obras da transposição do Rio São Francisco. Marinho se comportou como “o escolhido” para o Senado e restou a Fábio, em seu discurso no evento, dizer nas entrelinhas que o acordo estava selado e que eles não estavam brigados após a escolha final.

Estado de espera

E o MDB está na mesa de negociações da chapa da oposição. Portas abertas desde que Fátima Bezerra acenou para a aliança com Carlos Eduardo Alves. Embora os agentes políticos do governo estejam trabalhando para manter Wallter e Garibaldi Alves como aliados, os movimentos de Ezequiel indicando a possibilidade de ser pré-candidato a governador estão segurando os emedebistas.

Giro pelo Twitter…

…do vice-presidente do PT no RN, Daniel Valença: “A executiva estadual do PT aprovou por maioria resolução defendendo frente ampla no RN; traduzindo, o PT deve aliar-se aos Alves, seja o Carlos, seja o Walter. Seguimos defendendo o que dizem nossas resoluções desse 2016; para derrotar o golpe, tem-se de derrotar o golpismo”;

…do portal Jota: “‘Preciso dar certo para que outras cheguem’, diz 1ª presidente negra de TJ. Iris Helena Medeiros Nogueira foi nomeada presidente da Justiça gaúcha, posição até hoje só ocupada por homens brancos”;

…do médico infectologista Alexandre Mota: “Minha posição é absolutamente contrária a do deputado oftalmologista (Albert Dickson). Não há fundamento infectológico, nem epidemiológico, em defender melhor momento para adoecer. A lógica é inversa: agora é o melhor momento pra vacinação, uso de máscara eficaz e evitar aglomeração”.