Cotidiano

Titular da Sape cumpre agenda intensa e produtiva em Brasília

Guilherme Saldanha ficou três dias na Capital federal e volta com parcerias importantes para o setor rural potiguar na mala

por: NOVO Notícias

Publicado 14 de maio de 2021 às 15:35

O secretário de Agricultura do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha, cumpriu, ao longo desta semana, uma extensa agenda de trabalho em Brasília. Saldanha esteve com autoridades nacionais e da Embaixada Israelense na capital federal.

O primeiro compromisso, na terça-feira (11), foi na sede do Ministério da Agricultura, onde o titular da SAPE foi recebido pelo secretário de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura, Maurício Pessoa. Na pauta a agilização das licenças ambientais para implantação de tanques-rede em águas do Rio Grande do Norte, além da liberação de estudos sobre cultivo de algas marinhas no estado. Os tanques-redes são estruturas que otimizam a criação de peixes, em particular as tilápias, em cativeiro, uma atividade que vem crescendo substancialmente em algumas regiões potiguares. O cultivo de algas também mereceu atenção pela capacidade de produção adubos à base de potássio orgânico. Bastante consumido no Brasil e atualmente quase todo importado de outros países.

No mesmo dia também se reuniu com o presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), Carlos Lopes, em busca do apoio da entidade para pequenos pecuaristas do RN, num projeto de melhoramento bovino para produção de leite.

Já na quarta-feira (12), o secretário esteve com o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira. Na ocasião, eles trataram de assuntos importantes para o Nordeste e o Semiárido brasileiro como, Crédito Rural, Fundo de Financiamento do Nordeste (FNE) e as preocupações com ações para a possibilidade de um ano com poucas chuvas.

Ainda na quarta-feira durante a tarde houve uma reunião na Embaixada Israelense, onde se reuniu com o chefe do Departamento Político, David Atar; o assessor de Agronegócio & Águas, Ari Fischer; e a Relações Públicas, Denise Novello Martins. No encontro, vários assuntos foram abordados com foco no semiárido potiguar, destaque para a produção e exportação de frutas, parcerias comerciais de empresas israelenses e potiguares, além de parcerias entre Israel e Rio Grande do Norte para uma possível transferência de tecnologia, equipamentos e conhecimento para irrigação em larga escala, especialmente o aproveitamento das águas do rio São Francisco.

Este encontro deu continuidade aos acordos de cooperação que começaram a ser formatados no início de maio, quando a governadora Fátima Bezerra recebeu o novo embaixador de Israel, Shmulik Bass, que veio ao Rio Grande do Norte no início de maio deste ano, para conhecer as potencialidades do estado.

“Foi uma reunião super positiva. Nós conversamos sobre várias regiões importantes como, Mossoró e Vale do Açu. Inclusive marcamos uma visita da Embaixada a essa região. Nós temos certeza que o Brasil e Israel podem caminhar juntos para procurar soluções para produzir alimentos e exportar para o mundo. Outro ponto que conversamos foi uma possível viagem de uma comissão de técnicos do setor agrícola do Governo para visitar projetos em Israel”, declarou o embaixador de Israel, Shmulik Bass.

Na quarta-feira mais duas reuniões importantes aconteceram. A primeira com o ministro da Cidadania, João Roma e o deputado federal, Benes Leocádio. Na oportunidade, eles trataram da liberação de recursos para continuidade do programa de construção de barragem subterrânea executado pela SAPE. A segunda foi com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Guilherme Leal. O intuito foi buscar recursos para garantir as ações de defesa agropecuária executadas pela equipe de fiscais e agentes do Instituto de Defesa Agropecuária do RN (Idiarn).

Na quinta-feira (13), uma reunião com o secretário Especial do MAPA, Fabiano Maluf, confirmou a liberação de recursos financeiros da ordem de R$ 627 mil para a continuidade do programa de distribuição de raquetes – semente de palma forrageira, tolerantes à cochonilha do carmim, feita pelo Governo do RN, por meio da própria Sape, Sedraf, Emater, Idiarn e da Emparn.

“Foi uma agenda intensa e muito produtiva. Com as parcerias, buscas de recursos e possibilidade de acordos firmados, conseguimos garantir diversos benefícios para o RN em áreas que são cruciais para o setor rural do estado, com impactos positivos e profundos na economia e na fixação do homem no campo o que, por sua vez, traz grande reflexos sociais. Tenho certeza de que estamos avançando cada vez mais rumo ao desenvolvimento e fortalecimento da atividade rural do nosso estado, uma das grandes prioridades do governo da professora Fátima Bezerra”, comentou o secretário Guilherme Saldanha.