Geral

Projeto arquitetônico da Escola de Saúde Pública do RN é entregue

Proposta foi desenvolvida por universitários para reforma e modernização do Cefope

por: NOVO Notícias

Publicado 12 de maio de 2021 às 13:00

Os alunos de Arquitetura e Urbanismo da UnP concluíram o projeto arquitetônico para a futura Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESPRN). A iniciativa, em parceria com o Governo do Estado, surgiu antes da pandemia da Covid-19, mas atualmente se faz ainda mais necessária para auxiliar a capacitação dos profissionais que atuam no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A colaboração foi possível por meio de um convênio já existente entre a UnP e a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). A Escola de Saúde Pública do RN (ESPRN) será um marco importante na história do SUS, visto que fortalecerá a política de educação permanente, possibilitando formação de especialistas em áreas prioritárias, com cursos técnicos e aperfeiçoamento para gestores e profissionais da saúde – que, por sua vez, poderão prestar um serviço qualificado e humanizado.

Desenvolvido ao longo do último ano, o projeto foi entregue em abril pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU), sob a coordenação da Profa. Aline Dantas, e contou com a participação de estudantes de Natal e Mossoró. Eles elaboraram uma proposta para a reforma do Centro de Formação de Pessoal para os Serviços da Saúde (Cefope), localizado no bairro do Tirol – e que em breve será transformado na Escola.

Reforma

O prédio, que está há mais de 10 anos sem reformas e com algumas áreas interditadas, receberá estúdios para a gravação de videoaulas teóricas e práticas, necessários em um contexto de ensino remoto, os estúdios terão isolamento acústico moderno e funcional.

Além disso, o projeto abarca um alojamento para alunos de cidades vizinhas e que deverão precisar de um ambiente de descanso para aguardar o transporte intermunicipal. A biblioteca terá um espaço maior para cabines de estudo individual, além de um novo local para a sala de xerox. O pavimento integrará ainda salas e escritórios para armazenamento, como também espaços de apoio com mesas de computadores.

O andar desativado do Cefope será reformado e terá uma ambientação melhor estruturada para a produção e convivência diária, com divisórias para trabalhar a acústica, recepção e salas de direção e reunião, além de banheiros. A nova logomarca da Escola também foi desenvolvida pelos alunos da UnP.