Fotos e vídeos mostram a situação nas UPAs de Pajuçara, Cidade da Esperança e Satélite. A maior parte dos pacientes apresenta sintomas gripais. Na UPA Satélite, profissionais de enfermagem estão adoecendo e, segundo o sindicato dos servidores (Sindsaúde), “é considerável o número de baixas no serviço, tanto pelas infecções quanto pela própria sobrecarga de trabalho que prejudica à saúde”.

Recentemente, Secretaria de Saúde do RN admitiu que o estado já vive um surto de síndrome gripal. Outros estados do país também estão passando atualmente por um aumento de casos de síndrome gripal neste período do ano. Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro foi confirmada epidemia de gripe.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) informou que as unidades de pronto atendimento (UPAs) do município estão operando com lotação máxima. “Assim que chega na UPA, o usuário é classificado de acordo com o quadro clínico e segue ordem prioritária de risco para receber os cuidados. A SMS ainda esclarece que a rede de urgência e emergência do município deve ser buscada apenas em casos graves como falta de ar, sinais de infarto, febre persistente ou acidentes, por exemplo. O atendimento de casos leves pode ser solucionado em qualquer unidade básica de saúde da capital”.

A procura foi tamanha que a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer (LNRCC) publicou comunicado em que informa que “em razão do crescente número de pessoas que estão buscando atendimento no pronto socorro, a referida unidade será fechada temporariamente”. O pronto-socorro da Liga só será reaberto quando a situação se normalizar.

O pronto-socorro da Casa de Saúde São Lucas fechou temporariamente, na noite de ontem (27), em razão da grande procura por atendimento de pessoas com sintomas gripais relacionados ao vírus Influenza H3N2.

A direção do hospital confirmou o fechamento do pronto-socorro temporariamente por causa de uma demanda muito alta de pacientes e informou que, assim que diminuir o fluxo, estaria reabrindo, ainda na noite de ontem.