Geral

“Governo Federal fez o RN sobreviver nessa pandemia”, diz Fábio Faria

Em entrevista ao NOVO Notícias, o ministro das comunicações e pré-candidato ao Senado, Fábio Faria reafirma defesa a Bolsonaro, comenta atual panorama político e avalia resultados de pesquisas

por: NOVO Notícias

Publicado 20 de dezembro de 2021 às 16:30

Fábio Faria falou também sobre atuação à frente do ministério e a implementação do sistema 5G no RN e no Brasil – Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

Pesquisa publicada no último domingo (19) pelo Institut Consult/Blog do BG apontou Fábio Faria na segunda colocação em intenções de votos para o Senado Federal em 2022. O ex-senador Garibaldi Alves Filho lidera com 26,29% das intenções de voto, seguido por Fábio com 14,06%. O levantamento ouviu 1.700 pessoas de todas as regiões do estado entre 9 e 12 de dezembro.

Os resultados têm um intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,3%, para mais ou para menos. Na disputa entre Fábio Faria e Rogério Marinho, o ministro das Comunicações têm liderado as projeções do Instituto entre outubro e dezembro. Os ministros disputam o mesmo posto: querem ser o candidato ao Senado no grupo do presidente Jair Bolsonaro. Diante do bom posicionamento nas pesquisas, Faria demonstrou confiança para o pleito do próximo ano, em entrevista concedida ao NOVO Notícias. Ele reafirmou seu posicionamento de defesa ao presidente Jair Bolsonaro, avaliando ainda o momento político atual projetando as eleições do próximo ano.

Visando a corrida eleitoral para 2022, o presidente Jair Bolsonaro está fechando uma agenda de visitas para o mês de janeiro. O Rio Grande do Norte pode ser um dos destinos que o chefe do executivo deve desembarcar. Segundo Fábio, o presidente Bolsonaro tem um grande apreço pelas “terras de Poti”, inclusive, escolhendo dois potiguares para compor seu time de ministros.

“O Rio Grande do Norte é um estado que tem muitos investimentos do Governo Federal, tanto em infraestrutura de transportes e hídrica, conectividade, como em programas sociais e saúde. Foi o Governo Federal quem fez o RN sobreviver economicamente nessa pandemia”, destacou Faria.

O Ministro das Comunicações ainda avaliou o desejo de partidos aliados ao presidente que o seu vice para 2022 seja um nordestino. De acordo com Faria, a vaga ainda está em aberto e a decisão final só será batida por Bolsonaro nos próximos meses.

Fábio Faria ainda comentou sobre sua atuação à frente do Ministério, principalmente, com o leilão e implementação do sistema 5G no RN e no Brasil. Confira:

 

ENTREVISTA / Fábio Faria, ministro das Comunicações

– NOVO Notícias – Se as pesquisas fossem o único critério para o presidente Jair Bolsonaro escolher seu indicado para disputar o Senado pelo Rio Grande do Norte, seria o seu, em relação ao do ministro do Desenvolvimento Regional. Alguns blogs repercutiram essa possibilidade. Qual a sua avaliação?

– FÁBIO FARIA – Não posso falar pelo presidente. De fato, as pesquisas têm me colocado em boas posições na pré-candidatura ao Senado, mas o foco agora é continuar trabalhando pelo Rio Grande do Norte e pelo Brasil porque é isso que vai me credenciar a ter a preferência do povo potiguar quando chegar a hora. Fico feliz que as pessoas estejam apontando meu nome para o Senado e que eu esteja bem colocado nas pesquisas. Isso significa o reconhecimento do meu trabalho de quatro mandatos como deputado federal e também como ministro das Comunicações, nos últimos dois anos. Trabalho todos os dias para ajudar o meu Estado e o Brasil. Isso me dá confiança de que estamos no caminho certo e que podemos fazer muito mais, se confirmar a candidatura e eu me tornar senador.

– O presidente Bolsonaro vem em janeiro ao RN? Qual o principal intuito do chefe do executivo na visita?

– FÁBIO FARIA – A agenda oficial do presidente Bolsonaro para o mês de janeiro ainda não está fechada. Mas o Rio Grande do Norte é um estado que tem muitos investimentos do Governo Federal, tanto em infraestrutura de transportes e hídrica, conectividade, como em programas sociais e saúde. Foi o Governo Federal quem fez o RN sobreviver economicamente nessa pandemia. Tanto o Governo do Estado, que sempre se apropriou de todos os investimentos na saúde, sem dar o mínimo crédito para o governo Bolsonaro, quanto os municípios. Os prefeitos, sim, reconhecem o enorme volume de recursos enviados pelo presidente Bolsonaro sem olhar partido político, sem precisar de parlamentar intermediando. Recebi depoimentos de vários prefeitos dizendo que não tinham mais onde gastar o dinheiro que o presidente Bolsonaro mandava pra saúde do município. O presidente já fez muito e fará ainda mais pelo RN e tem tanto apreço pelo estado que escolheu dois potiguares para seu time de ministros. Estamos juntos fazendo o que está ao nosso alcance para transformar pra melhor a vida dos brasileiros.

– O presidente cogita que o seu vice em 2022 seja nordestino, como o senhor avalia a possibilidade e o interesse do seu nome para esse cargo?

– FÁBIO FARIA – Ainda não há definições sobre a campanha eleitoral de 2022. O presidente e todos os ministros estão dedicados a fazer as ações chegarem aos cidadãos brasileiros. Há essa discussão dos partidos aliados do presidente sobre um possível vice nordestino, o que considero bem razoável, porque o Nordeste tem uma importância muito grande para o país e o presidente Bolsonaro foi quem mais trabalhou para o Nordeste. Quanto ao meu nome, sou pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte. É claro que a palavra final será do nosso líder, nosso presidente Bolsonaro e ele já afirmou que só tratará de candidatura mais pra frente. Então, vamos nos dedicar ao Ministério das Comunicações, que tem atuação transversal, apoiando todo o governo. Trabalhamos todos os dias por um país melhor e próspero e continuar fazendo essa revolução que é o 5G.

– Por que Natal foi escolhida para essa fase de teste do 5G?

– FÁBIO FARIA – Natal será uma das primeiras cidades a ter o 5G funcionando plenamente. A exploração desse serviço será feita pelas três grandes operadoras de telefonia móvel, Tim, Claro e Vivo, que venceram lotes nacionais em faixas diferentes, mas também por uma nova operadora que surgiu no Leilão do 5G: a Brisanet. Esta é uma empresa que nasceu aqui na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará, prestando serviço de qualidade em conectividade por fibra óptica para o interior, as pequenas localidades, onde as torres de celular ainda nem chegaram. A Brisanet ainda não tem autorização para explorar o 5G no RN, pq adquiriu a faixa de 3,5GHz, mas está se preparando para conectar não apenas Natal, que tem obrigação de atender até julho do ano que vem, como toda a grande Natal. E por que não tem autorização ainda? Porque essa faixa, que é a mais nobre para o 5G, está ocupada hoje com o sinal das antenas parabólicas. Nós estamos fazendo um trabalho de limpeza da faixa, migrando as parabólicas para a banda KU, para que todas as operadoras que venceram o leilão possam utilizar a faixa de 3,5GHz. O que trouxemos para Natal agora foi uma degustação, para que o natalense perceba a gama de oportunidades que essa nova tecnologia trará para nossas vidas. Não vai apenas transformar a indústria, vai conectar as coisas, vai dar mais velocidade na conexão, vai aproximar pessoas, e já está criando um novo mercado de trabalho. O 5G é a nova internet.

Tags