Na última sexta-feira (17), a CPI solicitou o indiciamento da chefe do executivo estadual, do secretário estadual da Saúde, Cipriano Maia; do governador da Bahia, Rui Costa; e de mais 13 pessoas
Publicado 20 de dezembro de 2021 às 13:56
O Presidente da CPI da Covid no RN, deputado estadual Kelps Lima, afirmou nesta segunda-feira (20) que não acredita haver corrupção da Governadora Fátima Bezerra (PT) nas compras frustradas do respiradores pelo Consórcio Nordeste, em entrevista ao programa 12 em ponto da 98 FM. Na última sexta-feira (17), a CPI solicitou o indiciamento da chefe do executivo estadual, do secretário estadual da Saúde, Cipriano Maia; do governador da Bahia, Rui Costa; e de mais 13 pessoas.
“Não foi detectado ato de corrupção na governadora durante a CPI […] Eu não posso ser leviano, eu acho que a gestão da governadora é incompetente e irresponsável com o dinheiro público, mas não acho pelo que vi até agora que houve corrupção”, disse Kelps na entrevista ao veículo de comunicação.
Ainda de acordo com Kelps, o pedido de indiciamento foi realizado por improbidade administrativa da Governadora e o secretário estadual, Cipriano Maia por perda patrimonial de recursos públicos do estado.
“Ela foi indiciada pelo inciso que diz que não pode liberar verba pública sem a estrita observância das normas pertinentes”, finaliza Kelps.
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) afirmou não haver elementos, indícios nem provas que indiquem que a governadora ou o secretário cometeram ato de improbidade administrativa. A CPI, segundo a PGE, saiu do âmbito da investigação para o campo político.
“Servidores públicos que durante a pandemia não ficaram em casa, ficaram trabalhando até madrugada para garantir abertura de leitos de UTI. Servidores que foram até torturados psicologicamente para entregar e criminalizar o Governo, e nada foi encontrado nesses quatro meses de inquisição”, ressaltou Pedro Lopes, controlador-geral do Estado do RN em coletiva de imprensa na última sexta-feira (17).
O relatório agora será analisado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte que irá indiciar ou arquivar a denúncia da CPI da Covid do RN.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias